quarta-feira, 12 de março de 2014

O que é vinho laranja?

Por Lis Cereja

O vinho laranja não é dos mais conhecidos e causa uma grande confusão mental no povo. Com razão. O vinho branco quando oxida fica alaranjado. O vinho branco quando amadurece muito tempo em garrafa, idem. 
Mas esses não são vinhos laranja de fato. Vinho laranja já nasce laranja: é um vinho branco que tem maceração com as cascas, geralmente por um período considerável. Isso vai dar cor e mais estrutura para o vinho. 
Aqui no Brasil temos o Era dos Ventos Peverella e o Riesling da Domínio Vicari, ótimos laranjas brasucas. 
Lá fora, vale a pena partir para os Gravner, Simsic, Cornelissen, Lá Stoppa, Vodipivec. Entre muitos outros.
Legal lembrar que o vinho laranja surgiu antes que o branco: a técnica de vinificação sem as cascas é bem mais recente, então, nos primórdios do vinho branco, todos eram laranjas. 

Em tempo: existe também um tipo ainda mais desconhecido de vinho laranja que é o Vino Naranja del Condado del Huelva, da região da Andaluzia, Espanha. É um vinho doce macerado com cascas de laranja e envelhecido em Soleras. Mas ele é mais pro marrom do que pro laranja, pois as uvas passam por secagem antes da fermentação. Outro laranjinha da cidade vizinha de Málaga é o Moscatel Naranja, também macerado com cascas de laranja ( aqui, das laranjas amargas sevilhanas...) - e é bem mais clarinho do que o irmão de Huelva.

Onde encontrar os laranjas brasucas : http://www.saintvinsaint.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário