segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Sopra Vinhos e Espumantes.


Em 2008, o produtor de maçãs Ermano Varaschin queria ampliar a área plantada de seu pomar de maçãs. Natural a opção, já que Vacaria (RS) é responsável por 22% da colheita nacional da fruta. Foi quando ele descobriu que a parcela de solo onde pretendia ter novas macieiras, era muito semelhante ao de Chablis (Bourgogne). 
Ele decide alterar seu projeto inicial. Vai à França e importa mudas de Chardonnay. Voilá! Assim inicia a trajetória de um vinho diferenciado, que mudaria não só a paisagem, mas também, a história do Campos de Cima da Serra. As videiras, localizadas a 950 metros de altitude, cresceram, criaram vida e encontraram o terroir perfeito. E, a cada ano que passa, garantem novos e bons vinhos e espumantes à mesa.
Foi no resgate das origens italiana e homenageando seus ascendentes, que Varaschin encarou este novo desafio como produtor, dando origem as primeiras vistisviníferas nos Vinhedos Entre Rios, nascendo, assim, o vinho Sopra.
Os longos invernos com temperaturas por vezes negativas e os verões secos, garantem uma concentração de aromas e sabores nas variedades de uvas de alta qualidade. "Solos ácidos e argilosos com boa drenagem da água da chuva, ventos constantes, que são secadores naturais das vinhas e a altitude dos vinhedos em relação ao nível do mar, garantem uma vocação natural do terroir para a fruticultura", explica Varaschin. 
 
Vinhedos situados acima dos 950 metros de altitude em relação ao nível médio do mar. Invernos longos e muito frios, com temperaturas por vezes negativas. Verões secos, com calor de dia e temperaturas amenas à noite. Lenta maturação das uvas, que concentra aromas e sabores na fruta. Solos ácidos com boa drenagem da água da chuva. Ventos constantes, secadores naturais das vinhas. Vocação natural do terroir para a fruticultura, comprovada pela intensiva produção de maçãs de alta qualidade (onde tem maçã, a uva vai bem).
   Em linhas gerais, assim pode ser descrito um dos mais jovens e promissores terroirs da vitivinicultura brasileira – os Campos de Cima da Serra, na divisa dos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No município de Muitos Capões, a 35 quilómetros de Vacaria, a maior cidade da região, em território gaúcho, estão alguns dos melhores e mais bem conduzidos vinhedos de uvas viníferas deste novo pólo vitivinícola.   
 A produção de uvas que a vinícola Sopra desenvolveu, vem oportunizando também, um outro atrativo, até então desconhecido pela região - o enoturismo. A cidade tem recebido mais visitantes em função da produção. "Onde dá boa maçã, a uva também dá excelentes frutos. Unindo as duas culturas vamos desenvolver ainda mais o turismo e a agricultura na nossa região", avalia o empresário. 
Mauro Zanus, chefe da Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves, reitera a informação. De acordo com ele, Entre Rios, na Argentina e Pomerol, em Bordeaux, na França, são apenas alguns exemplos de localidades onde videiras e macieiras convivem em harmonia. Para acompanhar os vinhos da Sopra, Varaschin e a equipe sugerem um delicioso cardápio com especialidades da região, como o queijo do tipo Grana Padano, pinhão, moranga, maçãs, carne de cordeiro, azeite, vinagre, pães feitos com o trigo de grão duro e outras maravilhas. 

http://vinhosopra.com.br/home.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário