quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Alguém já ouviu falar da uva marzemino?



 Variedade de origem italiana, cultivada na região do Veneto, desde 1400. Depois  ela foi introduzida nas regiões do Trentino, Friuli, Lombardia e Emilia, onde por efeito da acumulação de variações gênicas e da interação com o ambiente, agora é possível ver uma variabilidade fenotípica intravarietal alta. Foi detectada  a existência de 8 biótipos que podem ser diferenciados pelas qualidade característica de suas vinhas. Molon (1906) e Dalmasso (1937) afirmaram a existência de duas tipologias fundamentais que podem conter os nove biótipos de Marzemino verificados em 1868  A primeira tipologia é: Marzemino gentio ou Marzemino comuna : caracteriza-se por ter polpa firme do fruto e do caule dos cachos, é herbácea, o segundo é Marzemina ou Marzemino Padovano caracterizada por ter polpa macia e caule lignificado dos cachos.
 Aspectos agronômicos e ambientais: elevado rendimento e constante. Essa variedade prefere solos menos férteis e de baixo vigor  com uma boa porcentagem de argila, rica em carbonato de cálcio e de fragmentos de rocha de basalto.
  Pragas e doenças: Tem pouca resistência ao fungo Botrytis cinerea, oídio e podridão ácida, enquanto mostra uma boa resistência ao míldio.
 Características do vinho:
O vinho possui uma intensa cor vermelho-rubi perfume frutado, com um bom corpo, alcoólico, equilibrado tânico e com um sabor      harmônico.Torna-se maduro com um envelhecimento curto e adquire  aromas de alto valor. . O vinho feito com as uvas desta variedade é normalmente misturado com outras variedades para DOCs importante do Trentino, Lombardia , Veneto e Emilia Romagna regiões: Botticino , Cellatica , Garda , Garda Classico Rosso , Colli di Scandiano e di Canossa . É engarrafado como um varietal nas DOCs Trentino Marzemino , Merlara Marzemino , Refrontolo Passito e Breganze Marzemino .

2 comentários:

  1. Meu bisavô, Serafim Trentin emigrou da região do trentino, para o Brasil por volta de 1885 e trouxe com ele uma uva que chamavam de Marzemina, que eu gostava de comer quando criança porque tinha a casca doce. Ha pouco tempo retornei a sua antiga morada e descobri que a parreira não existe mais, aí comecei a procurar quem poderia ter uma cepa da mesma, descobri duas parreiras em Palmeira das Missões, onde vivem alguns descendentes dele. Estou tentando fazer uma muda para mim e tentando identificar a variedade já que é a única uva de casca doce que conheço. Não tenho foto dela, mas é diferente desta que apresentaste, sua cor é verde aroxeado e um pouco mais miúda. Se tiver alguma referencia agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na vinícola Barcarola existe uma plantação de Marzemino.Não sei se é a mesma que tu conheces,mas vou deixar o link da vinícola

      http://www.vinicolabarcarola.com.br/

      Excluir