terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O maior e mais antigo vinhedo em espaldeira do Brasil!



Em 1973, a Universidade de Davis (Califórnia) realizou, em conjunto com a Universidade Federal de Santa Maria ( RS )e com a Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, um zoneamento Agroclimático para a Cultura da Videira no Estado. Este trabalho apontou as regiões da campanha Gaúcha e da serra do Sudeste como a zona mais propícia para o cultivo de viníferas nobres européias. Foi com base nesse estudo que a Almadén (National Destillers) se estabeleceu em 1974 no município de Bagé, com a Vinhedos Santa Tecla, adquirindo área de 52 hectares e importando 57 mil mudas da Califórnia. Dois anos mais tarde, transferiu-se para Santana do Livramento, município localizado no paralelo 31, adquirindo propriedade de 1.200 hectares, onde possui hoje o maior parreiral contínuo da América Latina, com 585 hectares de viníferas .
A Vinícola Almadén está instalada na Região da Campanha Gaúcha, próxima ao Cerro de Palomas, município de Santana do Livramento-RS, divisa com a cidade de Rivera no Uruguai, situada bem ao paralelo 31º Sul em uma altitude de 210 metros acima do nível do mar. A região da Campanha Gaúcha compreende os municípios de: Santana do Livramento Candiota, Hulha Negra, Bagé, Dom Pedrito, Quarai, Alegrete e Uruguaiana.
A Campanha Gaúcha é uma região de clima temperado com invernos rigorosos, verões quentes e secos. Apresenta uma amplitude térmica ( diferença entre a temperatura do dia e noite ) superior a 12º C, fator importante para boa maturação da uva. A topografia apresenta pequenas ondulações que permitem a ação dos ventos, eliminando parte da umidade. Os solos são arenosos com baixa fertilidade natural, apresentando uma profundidade média acima de 2 metros e bem drenados, o que resulta vinhos mais frutosos, de ótima potência alcoólica e acidez interessante.
Os vinhedos são formados por 23 castas de uvas viníferas, originárias da França, Alemanha, Itália entre outras. A vinícola possui capacidade de produção de cerca de 6 milhões de litros de vinhos finos apartir dos 585 hectares de vinhedos próprios. Os vinhedos são 100 % conduzidos em sistema de espaldeiras, ideal para vinhos finos, contemplando as videiras mais antigas do Brasil plantadas neste sistema, aptos à produção de vinhos de alta qualidade. A outra parcela são vinhedos novos, planejados para absorver a mais moderna tecnologia de vitivinicultura.
Fonte : http://www.miolo.com.br/empresa/miolo_wine_group/almaden/

Nenhum comentário:

Postar um comentário