terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Vinícola Peruzzo (paralelo 31)Mais uma boutique de vinhos.


Situada no Paralelo 31 sul, entre os municípios de Bagé e Santana do Livramento, oeste do estado do Rio Grande do Sul, a região da Campanha Gaúcha é a nova fronteira da vitivinicultura brasileira, após ter sido identificada, em meados da década de 70, como especialmente propícia ao cultivo de uvas de qualidade superior para a produção de vinhos finos. Em paisagens típicas do pampa gaúcho, composta por campos situados em coxilhas, tradicionalmente destinados à pecuária, despontam hoje grandes projetos de vitivinicultura. 
São características desta região, e, especialmente, da micro-região onde está situada a Vinícola Peruzzo: altitude de 330m; grande amplitude térmica; solo do tipo arenoso e topografia levemente ondulada, proporcionando boa drenagem e também a condução de parreiras em espaldeiras; invernos frios e rigorosos, que favorecem a dormência das videiras, e verões quentes e secos, favorecendo a maturação das uvas.

A Vinícola Peruzzo elabora vinhos e espumantes a partir de uvas produzidas em vinhedos próprios, sob supervisão do enólogo Adolfo Lona. 
Localizada em Bagé, região da campanha gaúcha, no Paralelo 31 sul, encontra condições de solo e clima ideais para a produção de uvas destinadas à elaboração de vinhos e espumantes de alta qualidade. 
Em 2008, a Vinícola Peruzzo apresentou os primeiros produtos deste projeto: um vinho tinto Cabernet Sauvignon, um vinho branco Chardonnay, e uma linha de Espumantes - Extra-brut, Brut e Demi-sec. 
Sua espumante Brut foi agraciada com a Medalha de Ouro do VI Concurso do Espumante Brasileiro, realizado pela Associação Brasileira de Enologia em agosto de 2009.

O projeto Vinícola Peruzzo teve início em 2003, com a implantação dos vinhedos em 16 hectares da propriedade,  que tem o total de 180 hectares. 
Os vinhedos são conduzidos de forma a oferecer qualidade e produtividade não superior a dois quilos de uvas por planta. A meta final, que deve ser alcançada em 2012, é colher entre 130 e 140 mil quilos de uvas, garantindo a produção de 100 mil garrafas.

O empreendimento tem formato inovador, que integra vinhedos e cantina. Esse formato é inspirado nos franceses châteaux de Bourdeaux, a mais célebre região de vinhos do mundo. 
Na cantina, tão logo é extraído, o suco vai diretamente para reservatórios inoxidáveis. 
Para que fiquem prontas, as garrafas de espumante são mantidas em uma cave, localizada no subsolo da cantina, a temperaturas constantes e próximas dos 16 a 18 graus, num ciclo de 12 meses. 
O vinho tinto é mantido em 30 barricas de carvalho, totalizando 6.750 litros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário