segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Família Pizzato e seus merlots excepcionais


Em 1998, o antigo sonho do Sr. Plínio e família – o de produzir vinhos finos para a comercialização – torna-se realidade a partir de um projeto conjunto com os filhos Flavio, Flávia, Jane e Ivo. Naquele ano a Vinícola Pizzato é formada juridicamente e materialmente a partir de investimentos familiares.
Estabelecido o negócio e, a partir da produção de uvas de parreirais próprios, inicia-se a vinificação no ano de 1999 com a elaboração do Pizzato Merlot em quantidade final de 15.500 garrafas de 750 ml. Tal produto foi lançado no mercado em Setembro de 2000 com muito boa recepção por parte do mercado (naquele mesmo ano, em degustação para o primeiro guia de vinhos brasileiros, organizado pela Academia do Vinho de Belo Horizonte com a presença de jornalistas e experts enófilos de todo o Brasil, foi considerado o melhor vinho de tal painel).
Os responsáveis pela elaboração dos vinhos e pela coordenação viti-vinícola, Ivo Pizzato e Flavio Pizzato, têm formação no Curso Superior de Tecnólogo em Viticultura e Enologia, da Escola Agrotécnica Federal Presidente Juscelino Kubitscheck (atualmente CEFET BG). O enólogo Ivo, além dos estágios em vinícolas da Serra Gaúcha, fez estágio de aperfeiçoamento técnico em Bordeaux, França.
 O vinho é elaborado a partir de uvas selecionadas e de vinhedos próprios, utilizando-se controles apurados em todas as etapas de produção. Modernas técnicas e equipamentos são utilizados na elaboração dos vinhos, desde o processo de desengace e esmagamento com equipamentos adequados, fermentação com controle de temperatura e uso de leveduras selecionadas e a maceração em pipas de aço inoxidável.
No que tange à questão fermentação, a empresa optou por desenvolver tanques de aço com relação diâmetro/altura maior do que as utilizadas no mercado, com o objetivo de tirar o máximo do processo de remontagem e dos bons resultados advindos da conseqüente maior área de interação entre mosto e cascas.
Segue-se um período de estabilização natural e eventual complementação da fermentação malolática, também em tanques de aço inoxidável. Vale ressaltar neste ponto que todos os vinhos da Pizzato passam por fermentação malolática.
Posteriormente o produto é envelhecido em barricas de carvalho americano por aproximadamente 4 (quatro) meses, resultando em um produto de melhor bouquet e maior complexidade de aromas (efeitos da micro-oxigenação permitida pelas barricas, além dos aromas oriundos da própria madeira), sendo então engarrafado e mantido em repouso até a sua comercialização .
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário