quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Vinícola Panceri


A Família Panceri, originária da Lombardia – norte da Itália – sempre teve suas raízes ligadas à viticultura. Em 1884, quando Giuseppe Panceri imigrou para o Rio Grande do Sul, renasceu em solo brasileiro a tradição no cultivo da vinha.
Mais tarde, em 1953, seu neto Nilo Panceri, que já havia se estabelecido em terras catarinenses, iniciou o que viria se tornar o projeto da Vinícola Panceri. Foram plantadas videiras americanas com o objetivo da venda da mesma in natura ou para industrialização. Com muita dedicação, Nilo cuidou das vinhas e repassou a seus filhos todos os conhecimentos sobre esta cultura.
Com o objetivo de agregar valor a propriedade Nilo e seus dois filhos, Celso e Luiz, fundaram em 1990 a Vinícola Panceri. Os primeiros vinhos elaborados eram comercializados a granel e foi somente em 1994 que foi lançado o primeiro vinho engarrafado com a marca Panceri.
Aos poucos a empresa percebeu que se encontra em uma região diferenciada, de excelentes condições pedoclimáticas para a viticultura e, a partir de 1999 passou a cultivar videiras européias e elaborar vinhos finos com a marca de um novo terroir.
Os vinhedos da Panceri estão localizados em encostas com altitudes de 1.000 a 1.200 metros, onde os solos são bem drenados e profundos. As videiras são conduzidas em espaldeiras de forma que as uvas recebam a máxima insolação. Essas características fazem da Serra do Marari uma nova proposta de tipicidade para os vinhos catarinenses e brasileiros.
O primeiro vinho fino da empresa foi um Cabernet Sauvignon lançado em 2001. Em seguida vieram também garrafas de Merlot e Chardonnay, produtos estes, responsáveis pelo reconhecimento da empresa.
A Vinícola Panceri tem suas atenções voltadas para a qualidade da matéria prima, mas também trabalha com alta tecnologia e conhecimento enológico, elaborando assim, vinhos diferenciados e com um terroir único.
Com este diferencial em 2007 a empresa iniciou a exportar. O Panceri Chardonnay 2006 foi o primeiro vinho catarinense a ser exportado, fazendo da Vinícola Panceri exemplo de pioneirismo na vitivinicultura do estado.
Atualmente a empresa conta com um uma produção variada entre vinhos tintos, brancos, espumantes e destilados que são comercializados principalmente na região sul e sudeste do país e na Europa. Para isso conta com sua estrutura matriz em Tangará Santa Catarina, e também um escritório em Curitiba no Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário