sábado, 3 de dezembro de 2011

Uvas Viníferas quase desconhecidas (Avesso)


A origem do Avesso ainda é duvidosa. Embora vários autores defendam a sua origem portuguesa, sabe-se que a casta também existe em Espanha, sob a denominação Jaén Blanco. Em todo o caso, sabe-se que esta é uma videira limitada à região dos Vinhos Verdes – mais particularmente à região de Baião – e que se destina à produção dos mesmos. 
Pouco procurada por produtores e enólogos, a Avesso distingue-se pelo seu cacho mediano e cónico com uma asa grande e bagos elípticos, verde amarelados, de película e polpa finas. Esta casta tem uma maturação precoce e um grau de produtividade mediano, resultando em vinhos de ano, com pouca capacidade de envelhecimento. A cor é intensa, de palha aberto com reflexos esverdeados e na boca é fresco, encorpado e persistente.O seu aroma forte e intenso faz lembrar laranja, pêssego, amêndoas e flores.
Embora sejam vinhos bastante sensíveis à oxidação e à perda de acidez, em condições adequadas a Avesso pode dar excelentes vinhos leves, equiparando-se em nível de qualidade às castas de elite. Para adquirir uma maior complexidade recomenda-se o lote com Trajadura, Arinto e Azal.


Fonte : http://mariajoaodealmeida.clix.pt/index2.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário