segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Castas Portuguesas (Trajadura)


A Trajadura é uma casta dedicada à produção de vinhos verdes leves, sendo geralmente loteada com Arinto. Caracterizada por elevados níveis de produtividade, a maior expansão desta casta foi no Minho, a zona dos vinhos verdes por excelência, sendo o seu lote igualmente recomendado com Loureiro e Alvarinho.
O vinho possui geralmente uma cor palha dourada, média a intensa, e um aroma delicado e agradável mas com tendência para o desequilíbrio devido à sua baixa acidez. Estes vinhos devem ser bebidos jovens. No aroma sobressaem notas de maçã, pêra e pêssego , e na boca são macios, envolventes e redondos.    
Na vinha, as principais fragilidades desta videira são a susceptibilidade de estalar o bago e a consequente podridão em caso de chuva intensa após o final do período de maturação. O cacho tem uma aparência cilindro-cónico alada e um tamanho mediano, apresentando-se muito compacto e com pedúnculo curto. Os bagos, de película fina e polpa rija, são verde-amarelados, elíptico-curtos e de tamanho médio. 
Esta casta é também cultivada em Espanha, embora as primeiras referências dêem conta da sua existência na Ribeira do Minho, região de onde se pensa que terá surgido. No país vizinho, esta variedade tem a designação de «Treixadura», enquanto por cá é também conhecida por «Trincadeira» (região dos vinhos verdes) e «Mourisco». Em tempos, foi também chamada de «Trinca-Dente».


Fonte : http://mariajoaodealmeida.clix.pt/index2.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário