sábado, 23 de março de 2013

Antônio Dias.Vinhos de terroir.

Em 2004, depois de muita pesquisa de solo e clima, decidiu-se pela implantação de cinco hectares de uvas finas. A Região do Alto Uruguai é considerada uma região no mínimo diferente para o cultivo de videiras. Três Palmeiras, se caracteriza por um relevo de coxilhas, solos bem drenados, pedregosos e de média fertilidade. Devido a proximidade do Rio Uruguai, o ciclo da videira inicia-se alguns dias antes do que nas regiões vitivinícolas tradicionais do Sul do Brasil, conseqüentemente a colheita se dá também algumas semanas antes. Devido a essa precocidade na produção das uvas, as mesmas fogem da época das chuvas dessa região, que ocorrem, normalmente, a partir do mês de abril.

Nos meses de janeiro, fevereiro e primeira quinzena de março, meses de colheita de uvas brancas, tintas precoces e tintas tardias, respectivamente, a região é marcada por fortes estiagens, o que favorece a perfeita maturação de suas uvas, chegando a produzir vinhos com 14,5 % de álcool natural.

Também há uma boa amplitude térmica, diferença da temperatura do dia para a noite, chegando a ultrapassar a casa dos 8ºC. Isso favorece as altas intensidades de cor dos vinhos tintos, bem como a perfeita maturação dos taninos da uva.

            
  Com arquitetura voltada à produção de vinhos de boutique, com quatro pavimentos sobrepostos, utilizando a gravidade como aliada no processo de elaboração, a Antonio Dias é construída em pedras de basalto, que mantém uma temperatura amena e constante no ambiente. Todo o sistema produtivo encaixa-se no sistema de produção de vinhos de boutique, ou seja, o processo de recebimento de uvas, seleção de grãos, fermentação, afinamento, barris de carvalho e caves, tudo em seqüência, além é claro de modernos equipamentos de vinificação, barris de carvalho francês e os melhores vinhedos da propriedade, que circundam a vinícola.

A Antonio Dias nasceu da paixão pelo bom vinho, pelo conceito de qualidade, onde os vinhedos são a base de todo o processo, todos em sistema de condução espaldeira simples, com produção limitada por planta.

A propriedade conta com cinco hectares de vinhedos, assim distribuídos:
• Quadra 01 - Cabernet Sauvignon - 1,1 hectare com 3.000 plantas
• Quadra 02 - Tannat - 1,1 hectare com 3.000 plantas
• Quadra 04 - Chardonnay - 0,6 hectares com 2.500 plantas
• Quadra 05 - Ancelota - 0,6 hectares com 1.500 plantas
• Quadra 06 - Pinot Noir - 0,3 hectares com 500 plantas
• Quadra 07 - Merlot - 0,65 hectares com 1.800 plantas
• Quadra 08 - Touriga Nacional - 0,65 hectares com 1.800 plantas

Conheça o diferente, uma nova região, uma nova vinícola, verdadeiros vinhos de terroir. Uma boutique de grandes vinhos e espumantes
.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário