domingo, 9 de setembro de 2012

Vinhedo Routhier & Darricarrère


A criação do Vinhedo Routhier & Darricarrère, em Rosário do Sul, Região da  Campanha Gaúcha é a continuidade do trabalho desta família de origem francesa, que se dedica a dez gerações ao cultivo de uvas e a produção de vinhos.
    O projeto desta vinícola foi iniciado em 2002, pelos irmãos Pierre e Jean Daniel Darricarrère -franceses, criados no Uruguay, vieram para o Brasil na década de 70 para estudar.
Juntamente com o projeto de plantação de frutas cítricas, plantaram  6 hectares de videiras de Cabernet Sauvignon e Chardonnay.
O canadense Michel Routhier se somou ao projeto citrícola com interesse na qualidade das bergamotas  produzidas em Rosário do Sul, muito valorizadas no Canadá.
Ao perceber o potencial vitivinícola da Campanha Gaúcha,
a família Routhier decidiu ir mais longe na sua paixão pelo vinho e acompanhar a família Darricarrère neste projeto também.

Vinícola
"O projeto busca através de uma integração  perfeita entre  terroir e enologia elaborar vinhos distintos dentro do estilo do velho mundo e do slow food, um vinho que valorize a boa mesa e que converse conosco 

   Dentro desta filosofia um vinho não deve se
impôr a um prato e sim, engrandecêr-lo. Por isto, buscamos o equilíbrio entre os sabores do vinho, o calor do álcool, a acidez, a fruta, a madeira,os taninos e a gordura dos polissacarídeos.
   No aspecto aromático, busca a complexidade através da sutileza dos aromas que devem chegar
de forma sequencial durante o serviço.
   Esta vinícola tem capacidade total de produção de 20.000 garrafas por ano e o foco de sua produção está em vinhos de alta qualidade".

Vinhedos

1% de matéria orgânica

Solo arenoso com dois metros de profundidade
Encosta virada ao leste recebe
os primeiros raios de sol do dia
Fileiras plantadas sentido norte-sul
Espaldeira simples
Lençol freático profundo presente
Vento da Serra do Caverá como fator de
evapotranspiração e termoregulador
Boa amplitude térmica principalmente em março
Seca na maior parte dos verões.
Foi escolhido o porta-enxerto 420A que extrai menos potássio assim conseguindo excelente equilíbrio entre pH e acidez total.

No plantio do vinhedo foi utilizado o
Cabernet Sauvignon (Clone 191 A) Seleção INRA que propicia maturação média à tardia.
Poda cordão esporonado tipo royat, 1 kg por planta, raleio de cachos, poda verde, colheita manual e seletiva foram praticadas neste vinhedo.
A colheita foi feita em diferentes maturações e a decisão do momento certo de colher foi tomada
através da degustação de bagas.
Site da vinícola : www.redvin.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário