Enquanto a grande maioria dos formadores de opinião insistem em dizer que o Brasil não é um país vitivinícola,enquanto as grandes vinícolas produzem milhões de de litros de vinhos padronizados e feitos com uvas de qualidade duvidosa,enquanto os novos enófilos brasileiros completam suas adegas com o mais novo reservado chileno,está acontecendo no Brasil uma grande e silenciosa revolução estrutural,qualitativa e filosófica nas mentes que pensam e vivem o dia a dia dos campos ,dos parreirais e das cantinas.
A cada dia surgem pequenas cantinas idealizadas por sonhadores que acreditam no terroir brasileiro e que se propõe a fazer vinhos diferenciados a partir de uvas que foram rigorosamente selecionadas .
Os vinhedos dessas novas propriedades seguem os mesmos padrões de qualidades dos melhores vinhedos do mundo.Vinhedos em espaldeira com produtividade reduzidíssima,plantados em locais escolhidos através de muita pesquisa geológica e climática,geram uvas perfeitas nos quesitos de acidez,taninos,açucares e outros elementos tão importante para a produção de um bom vinho.
Todo esse esmero com a uva continua também no processo de vinificação.com produções limitadas , esses vinhos são verdadeiros vinhos de garagem,vinhos de boutique,vinhos de autor ou simplesmente , vinhos de vinhateiro.
Quem são esses visionários?
Alvaro Escher e
Luís Henrique Zanini
Luís Henrique Zanini
Adriano Miolo
José Silva Ayub e Hortência Ravache Brandão Ayub
José Silva Ayub e Hortência Ravache Brandão Ayub
Aparecido Silva
Adolfo Lona
Magda e Márcio Brandelli
Vilmar Bettú
Antônio e Rinaldo Dal Pizzol
Dirceu Scottá
Werner Schumacher
Júlio César Kunz
Antônio e Rinaldo Dal Pizzol
Dirceu Scottá
Werner Schumacher
Júlio César Kunz
Idalêncio e Eduardo Angheben
Marco Danielle
Vinícola Antônio Dias
Vinícola Aracurí
André Copetti e Antônio Czarnobay
Rosana Wagner e Gladistão Ornizzolo
Vinhedo Pedras Altas
Routhier e Darricarrére,
Wander Weege
Dillor de Freitas
Routhier e Darricarrére,
Wander Weege
Dillor de Freitas
Mário Geisse
Barrichello
Lizete Vicari
Barrichello
Lizete Vicari
Eduardo Zenker
Orval Salton
Daniel Salvador
Daniel Salvador
Máximo Boschi,
Bruna Cristófoli
Irineo Dall’Agnol
Hex Von Wein
Maurício Carlos Grando
Acari Amorim e Robson Abdalla
Ademir Brandelli
Bruna Cristófoli
Irineo Dall’Agnol
Hex Von Wein
Maurício Carlos Grando
Acari Amorim e Robson Abdalla
Ademir Brandelli
Família Carraro
Torcello
Família Boscato
Família Pizzato
Barcarola
Renato Savaris
Daniel Dalla Vale
E muitos outros mais.
Torcello
Família Boscato
Família Pizzato
Barcarola
Renato Savaris
Daniel Dalla Vale
E muitos outros mais.
Me emocionei e, me sinto muito honrada em fazer parte deste grupo!
ResponderExcluirGrande abraço direto da Provence!
Lizete.
ExcluirO Brasil ainda vai dar muito o que falar num futuro próximo!
Fico feliz que leias meu humilde blog.
Um abraço!
Caro Amigo João Veloso!
ResponderExcluirQue surpresa ver meu nome e da vinícola de minha família em seu "alerta"... sinto-me muito honrado por figurar ao lado de outros grandes profissionais que assim como nós buscam espaço e respeito no mundo de vinhos brasileiro... forte abraço
Caríssimo Daniel.
ExcluirSão pessoas como você que vão colocar o Brasil no mapa vitivinicola mundial . Sou seu admirador.Parabéns pela sua determinação.
Bela lista! Como estou indo hoje para a Serra Gaúcha, vou aproveitar para conhecer os vinhos da lista que não conheço.
ResponderExcluirAbraços.
Caro Oscar.
ExcluirVocê se encantará com alguns vinhos,se decepcionará com outros,mas,o importante é que o caminho em direção à qualidade já está sendo trilhado.
Boa viagem e boa sorte!
Concordo plenamente com as colocações acima. Como sociólogo de formação, sei da importância da cultura na constituição do gosto, e sobretudo, como a cultura hodiernamente é influenciada pela mídia. Do ponto de vista prático, pouco se tem de divulgação sobre vinhos e qualidade dos mesmos na grande mídia (entendida aqui como televisão). As alegações podem ser variadas, como já escutei, que apreciar vinhos de qualidade é algo para pessoas com muito dinheiro, como se não existisse vinhos bons com preço acessível. Penso que os preconceitos de alguns, e a indiferença de outros, poderia ser dirimida com medidas simples de inserção de comentários sobre vinhos na programação. No horário próximo ao meio dia, por exemplo, é comum ver programas destinados as donas de casa demonstrando como se faz pratos simples da culinária nacional e internacional. A questão é, porque nestes programas não é introduzida a degustação de bebidas e dicas de harmonizações? São ideias que gostaria de compartilhar aqui. Att. Márcio Medeiros
ResponderExcluirVocê tem razão,Márcio.Se o setor de vinhos fizesse mais campanhas publicitária na televisão,o consumo per capita de vinho no Brasil seria bem maior.Hoje,só a Salton tem uma presença discreta no programa do Ronnie von,que por sinal tem pouca audiência,no mais eu só vejo comercial de cerveja à cada meia hora,com seu formato de sempre;mulheres lindas de biquíni na praia tomando cerveja e dando mole para um bando de homens comuns . Porquê são os cidadãos comuns que eles querem atingir.Não é à toa que o Brasil é um país de bebedores de cerveja.
ResponderExcluirOlá João
ExcluirPrimeiramente, parabéns pelo blog e por este belo post. Precisamos de mais incentivos como este aos nossos produtores.
Quanto ao seu comentário, gostaria também de acrescentar que no final do ano passado, a mesma Salton que mencionaste conseguiu colocar no intervalo da novela das 9 (horário nobríssimo) uma bela propaganda de seu espumante Reserva Ouro. Na época lancei um post no facebook admirando e reconhecendo a façanha da vinícola - ao meu ver, louvável.
Uma pena que o setor vitivinícola não tem recursos suficientes para sustentar tais campanhas de marketing. Quem sabe um dia?
Um forte abraço
Tiago Bulla
www.universodosvinhos.com
Tiago,eu não vi este comercial.já é um começo.não é mesmo
ExcluirUm abraço.
O blog não possui seguidores?
ResponderExcluirProcurei seguir e não encontrei...
Sucesso!
A Vinícola Dom Candido certamente tem lugar de destaque nesta lista, um dos maiores visionários foi o seu fundador Candido Valduga que deu inicio ao cultivo das videiras com técnicas modernas e com a paixão de todo o visionário bem como a elaboração de vinhos de qualidade superior que fazem do Vale dos Vinhedos um lugar especial e com o selo de Denominação de Origem.
ResponderExcluir