quinta-feira, 28 de junho de 2012

VINHO DO BRASIL.A REVOLUÇÃO SILENCIOSA

Enquanto a grande maioria dos formadores de opinião insistem em dizer que o Brasil não é um país vitivinícola,enquanto as grandes vinícolas produzem milhões de de litros de vinhos padronizados e feitos com uvas de qualidade duvidosa,enquanto os novos enófilos brasileiros completam suas adegas com o mais novo reservado chileno,está acontecendo no Brasil uma grande e silenciosa revolução estrutural,qualitativa e filosófica nas mentes que pensam e vivem o dia a dia dos campos ,dos parreirais e das cantinas.
A cada dia surgem pequenas cantinas idealizadas por sonhadores que acreditam no terroir brasileiro e que se propõe a fazer vinhos diferenciados a partir de uvas que foram rigorosamente selecionadas .
Os vinhedos dessas novas propriedades seguem os mesmos padrões de qualidades dos melhores vinhedos do mundo.Vinhedos em espaldeira com produtividade reduzidíssima,plantados em locais escolhidos através de muita pesquisa geológica e climática,geram uvas perfeitas nos quesitos de acidez,taninos,açucares e outros elementos tão importante para a produção de um bom vinho.
Todo esse esmero com a uva continua também no processo de vinificação.com produções limitadas , esses vinhos são verdadeiros vinhos de garagem,vinhos de boutique,vinhos de autor ou simplesmente , vinhos de vinhateiro.

Quem são esses visionários?

Alvaro Escher e 
Luís Henrique Zanini 
Adriano Miolo
José Silva Ayub e Hortência Ravache Brandão Ayub 
 Aparecido Silva 
Adolfo Lona
Magda e Márcio Brandelli 
Vilmar Bettú 
Antônio e Rinaldo Dal Pizzol
Dirceu Scottá
Werner Schumacher
Júlio César Kunz
Idalêncio e Eduardo Angheben 
Marco Danielle 
Vinícola Antônio Dias
Vinícola Aracurí 
André Copetti e Antônio Czarnobay 
Rosana Wagner e Gladistão Ornizzolo 
Vinhedo Pedras Altas
Routhier e Darricarrére,
Wander Weege
Dillor de Freitas
Mário Geisse 
Barrichello
Lizete Vicari 
Eduardo Zenker 
Orval Salton 
Daniel Salvador 
Máximo Boschi,
Bruna Cristófoli 
Irineo Dall’Agnol
Hex Von Wein
 Maurício Carlos Grando 
Acari Amorim e Robson Abdalla 
Ademir Brandelli
Família Carraro
Torcello 
Família Boscato
Família Pizzato
Barcarola
Renato Savaris 
Daniel Dalla Vale
E muitos outros mais.



12 comentários:

  1. Me emocionei e, me sinto muito honrada em fazer parte deste grupo!
    Grande abraço direto da Provence!

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    1. Lizete.
      O Brasil ainda vai dar muito o que falar num futuro próximo!
      Fico feliz que leias meu humilde blog.
      Um abraço!

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  2. Caro Amigo João Veloso!
    Que surpresa ver meu nome e da vinícola de minha família em seu "alerta"... sinto-me muito honrado por figurar ao lado de outros grandes profissionais que assim como nós buscam espaço e respeito no mundo de vinhos brasileiro... forte abraço

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    1. Caríssimo Daniel.
      São pessoas como você que vão colocar o Brasil no mapa vitivinicola mundial . Sou seu admirador.Parabéns pela sua determinação.

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  3. Bela lista! Como estou indo hoje para a Serra Gaúcha, vou aproveitar para conhecer os vinhos da lista que não conheço.

    Abraços.

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    1. Caro Oscar.
      Você se encantará com alguns vinhos,se decepcionará com outros,mas,o importante é que o caminho em direção à qualidade já está sendo trilhado.
      Boa viagem e boa sorte!

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  4. Concordo plenamente com as colocações acima. Como sociólogo de formação, sei da importância da cultura na constituição do gosto, e sobretudo, como a cultura hodiernamente é influenciada pela mídia. Do ponto de vista prático, pouco se tem de divulgação sobre vinhos e qualidade dos mesmos na grande mídia (entendida aqui como televisão). As alegações podem ser variadas, como já escutei, que apreciar vinhos de qualidade é algo para pessoas com muito dinheiro, como se não existisse vinhos bons com preço acessível. Penso que os preconceitos de alguns, e a indiferença de outros, poderia ser dirimida com medidas simples de inserção de comentários sobre vinhos na programação. No horário próximo ao meio dia, por exemplo, é comum ver programas destinados as donas de casa demonstrando como se faz pratos simples da culinária nacional e internacional. A questão é, porque nestes programas não é introduzida a degustação de bebidas e dicas de harmonizações? São ideias que gostaria de compartilhar aqui. Att. Márcio Medeiros

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  5. Você tem razão,Márcio.Se o setor de vinhos fizesse mais campanhas publicitária na televisão,o consumo per capita de vinho no Brasil seria bem maior.Hoje,só a Salton tem uma presença discreta no programa do Ronnie von,que por sinal tem pouca audiência,no mais eu só vejo comercial de cerveja à cada meia hora,com seu formato de sempre;mulheres lindas de biquíni na praia tomando cerveja e dando mole para um bando de homens comuns . Porquê são os cidadãos comuns que eles querem atingir.Não é à toa que o Brasil é um país de bebedores de cerveja.

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    1. Olá João
      Primeiramente, parabéns pelo blog e por este belo post. Precisamos de mais incentivos como este aos nossos produtores.
      Quanto ao seu comentário, gostaria também de acrescentar que no final do ano passado, a mesma Salton que mencionaste conseguiu colocar no intervalo da novela das 9 (horário nobríssimo) uma bela propaganda de seu espumante Reserva Ouro. Na época lancei um post no facebook admirando e reconhecendo a façanha da vinícola - ao meu ver, louvável.
      Uma pena que o setor vitivinícola não tem recursos suficientes para sustentar tais campanhas de marketing. Quem sabe um dia?
      Um forte abraço
      Tiago Bulla
      www.universodosvinhos.com

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    2. Tiago,eu não vi este comercial.já é um começo.não é mesmo
      Um abraço.

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  6. O blog não possui seguidores?
    Procurei seguir e não encontrei...
    Sucesso!

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  7. A Vinícola Dom Candido certamente tem lugar de destaque nesta lista, um dos maiores visionários foi o seu fundador Candido Valduga que deu inicio ao cultivo das videiras com técnicas modernas e com a paixão de todo o visionário bem como a elaboração de vinhos de qualidade superior que fazem do Vale dos Vinhedos um lugar especial e com o selo de Denominação de Origem.

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