quarta-feira, 25 de abril de 2012

Vinho democrático: o sonho que a Dunamis transformou em realidade


Dunamis é uma antiga palavra grega que significa “poder” ou “força” e é a raiz da palavra “dinâmica”, que possui o sentido de energia constante. Ao investir neste conceito de movimento e de renovação sistemática aplicada ao mundo dos vinhos, a Dunamis Vinhos e Vinhedos, criada pelo agropecuarista gaúcho José Antônio Peterle, encontrou um caminho singular e propôs em um novo conceito: democratizar a forma de elaborar a bebida de Baco. 
Por sua tradição e em função do avanço de seus métodos de produção e da sofisticação de seu sabor, o vinho se tornou uma bebida elitizada. Entretanto, sempre foi apreciado em todas as culturas ocidentais. Então, por que não preservar o seu melhor, o gosto incomparável, mas permitir que cada indivíduo que experimente a bebida descreva sua experiência, reunindo uma série de sensações que irão compor um vinho capaz de despertar a admiração da maioria? 

Essa é a via que está sendo descoberta pela Dunamis.
Para alcançar essa meta, a empresa promoveu a degustação dos vinhos que pretendia inserir no mercado este ano, durante a ExpoVinis 2012. Sete cidades brasileiras receberam, em 2011, eventos de degustação da Dunamis – Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, Bento Gonçalves, Porto Alegre e Dom Pedrito. Além da equipe interna, os 120 convidados – consumidores comuns, experts em vinhos e formadores de opinião – emitiram seu parecer sobre as diferentes opções de cada vinho Dunamis, todos da safra 2011. 

"Apesar da grande diversidade de público, houve convergência das respostas sobre quais eram os melhores vinhos", revela o diretor-executivo da vinícola, Júlio César Kunz. 

Esse trabalho foi desenvolvido com o Dunamis Tom 2011, que está no mercado desde dezembro, e os tintos Dunamis Merlot 2011, Dunamis Cabernet Franc 2011 e Dunamis Cor 2011, que estão sendo lançados com exclusividade na ExpoVinis 2012, a maior feira de vinhos da América Latina, no estande “G” do espaço Vinhos do Brasil, organizado pelo Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho). Estes vinhos, respeitando o paladar dos entrevistados, foram elaborados com teores de álcool moderados – 12%. 

“O projeto Vinhos Democráticos nos permitiu elaborar vinhos ainda mais próximos do paladar dos consumidores, a evolução do Dunamis Cor, por exemplo, foi notável: houve uma mudança significativa no corte com a entrada da uva Cabernet Sauvignon para complementar o corte anterior, que levava apenas Merlot e Cabernet Franc”, afirma Kunz.

Respeito ao meio ambiente
Além de “simplificar o consumo valorizando o prazer de degustar a bebida de Baco”, os vinhedos da Dunamis foram os primeiros da Campanha Gaúcha a serem tratados com o sistema Thermal Pest Control, que permite grande redução de aplicação de defensivos, melhorando significativamente a qualidade da uva e fazendo com que o produto final apresente mais atributos em sua essência. 

Mais um fator que mostra o quanto a Dunamis chegou ao mercado com pioneirismo, para inovar, promover novos paladares e valorizar os apelos dos consumidores, tanto no que se refere ao respeito à natureza quanto ao sonho de agregar novos prazeres ao dia a dia dos interessados em saborear essa bebida milenar: o vinho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário