terça-feira, 6 de setembro de 2011

Vinícola Boutique em Porto Alegre

A Vila Bari é uma típica vinícola boutique com apenas cinco hectares de vinhedos e produção anual de cerca de cinco mil garrafas de vinhos elaborados com forte influencia dos vinhos italianos de valpolicella.Desde a implantação do vinhedo,Barichello,o proprietário da vinícola,procurou sempre trabalhar com produção pequena e de qualidade.O resultado disto é que nos cinco hectares se produz apenas dez a doze toneladas de uva e que se transformarão em cinco a seis mil garrafas apenas.Com cerca de três mil metros de área construida ,a Vila Bari abriga também um centro de eventos e um hotel boutique.Barichello,que também produz vinhos na Toscana,passa boa parte do ano na Itália onde tirou inspiração para fazer seu único vinho no Brasil:o Vila Bari Gran Rosso que lembra o famoso Amarone italiano.O vinho é um corte de cabernet sauvignon,merlot,cabernet franc e no futuro vai entrar também um pouquinho de tannat.O vinho não passa por madeira,estagia dois anos em tanques de inox e três anos em garrafa.50% do vinho é produzido com uvas apassitadas.Os engaços são adicionados ao vinho durante a fermentação alcoólica depois de ficarem secando ao sol durante 20 dias dando um toque especial ao vinho.O resultado disso tudo é um vinho elegante com aromas intensos,muita fruta seca,encorpado,com retro gosto longo.
A Vila Bari fica na Vila Nova a doze quilômetros de Porto Alegre e seus vinhos são exportados para Estados Unidos e Europa.


3 comentários:

  1. Olá, por favor, estou louca atrás de algum contato com essa vinícola. Site, telefone, e-mail, qualquer coisa!
    Sou de São Paulo e estarei visitando Porto Alegre. Gostaria MUITO de conhecer uma vinícola tradicinal! Será que você poderia me passar qualquer informação? Muitíssimo obrigada, Bárbara!

    ResponderExcluir
  2. Olá,não posso te ajudar muito,só sei que a vinícola fica no bairro da Vila Nova,a 12 km de Porto Alegre.O dono da vinícola tem um hotel,se você localizar o hotel,você conseguirá o endereço.

    Talvez este vídeo possa te ajudar:

    http://vinhosbrasucas.blogspot.com/b/post-preview?token=OGJDoTgBAAA.1L6RIyLbeNsAnCpY4a1ovw.9vL6pd7IhlL_TCph_ekkZA&postId=5464650329431581501&type=POST

    ResponderExcluir