quarta-feira, 22 de junho de 2011

Serra Gaúcha . Bendita umidade!!!!

Quando os italianos chegaram à Serra Gaúcha para iniciar o processo de colonização.trouxeram consigo mudas de vitiviniferas européias e começaram uma longa batalha contra um inimigo poderoso :  a umidade . Na época não havia o conhecimento técnico que existe hoje e nem as tecnologias usadas  tanto na vinificação quanto nos vinhedos que possibilitaram ao homem plantar vinhas onde antes seria impossivel. Estes imigrantes eram camponeses pobres que se viram excluidos  num processo de mudanças  politicas e econômicas  que transformaram  a Italia nesta potência  dos dias atuais .Embora não fossem enólogos,nem agrônomos , os italianos plantavam videiras em seus quintais e faziam vinho apenas para consumo próprio em pequenas quantidades ,porem,cansados de lutar contra fungos e podridões,desistiram e se renderam às uvas americanas.A partir daí começaram a proliferar as latadas super produtivas de vitis labruscas com toneladas de uvas por hectare . "É melhor ,vinho ruim,do que vinho nenhum". Este deve ter sido o lema dalí em diante.
Se o zoneamento agroclimático para viticultura houvesse ocorrido no começo do século 20 , a história vitivinicola do Brasil seria outra completamente diferente;Hoje talvez seríamos a terceira maior potência vitivinicola do mundo  . O mapa  dos vinhos de qualidade no Brasil seria mais ou menos assim : Os vinhos tintos  viriam da Campanha Gaúcha e da Serra do Sudeste , sempre encorpados , gordos , alcoólicos .Os vinhos brancos  , provavelmente de chardonnay e sauvignon blanc  viriam das terras altas de Santa Catarina  .´Talvez  tivéssemos bons pinot noirs tambem nas altitudes de Santa Catarina .
Num cenário destes ,é bem possível que o nordeste ainda estivesse esquecido no que diz respeito a vinhos ,e a Serra Gaúcha seria hoje ,talvez, dominada por pastagens destinadas a ovinocultura  .
Graças a este equívoco do passado,hoje a Serra Gaúcha é um dos melhores locais para a elaboração de espumantes do mundo . Assim como Épernay e Reims , durante muitos séculos tentaram  fazer vinhos tranquilos equivocadamente , a Serra Gaúcha demorou a perceber que a sua verdadeira vocação eram as borbulhas .
Ao contrário do que muita gente afirma , o Brasil está sim no caminho certo ,meio atrasado ,é claro  . A cada dia  surgem novos vinhedos ,todos em espaldeira , visando somente a qualidade em detrimento da quantidade . Estes novos empreendedores  do vinho absolutamente movidos pela paixão ,completamente desprovidos de incentivo deste governo míope que insiste em taxar absurdamente o vinho , colocando o vinho no mesmo patamar que as bebidas destiladas e o cigarro , é que vão fazer do Brasil,um país respeitado neste universo do vinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário