sexta-feira, 29 de março de 2013

Vinhos Finos de Altitude - e Abreu Garcia, no caderno de Gastronomia do Diário Catarinense de hoje:


Acaba de chegar à redação o Anuário Vinhos do Brasil 2013, que faz um panorama da produção e do mercado brasileiros com abrangência nacional. A publicação bilíngue, distribuída também no exterior, dá destaque ao Planalto Catarinense, região dos grandes vinhos de altitude.

Santa Catarina é o segundo produtor de vinhos do país. A vitivinicultura local ganhou destaque há cerca de oito anos, quando foram lançados os primeiros vinhos de altitude. Desde então, o número de produtores e de vinhos elaborados na região só cresceu, colocando o Estado na posição de maior produtor de vinhos finos de altitude do Brasil, segundo o anuário.

De acordo com o Sindicato do Vinho de Santa Catarina (Sindivinho), a produção total do Estado é de 26 milhões de litros. Há cerca de 500 hectares de viníferas em todo o Estado, concentrados principalmente nas regiões de São Joaquim, Caçador e Campos Novos, onde o clima de verão oferece dias de sol e noites frias em razão da altitude (superiores a 900 metros). Essa combinação atrasa a maturação da uva e concentra mais cor e açúcar na fruta, conforme estudos da Epagri (empresa de pesquisa agropecuária de SC).

O cultivo de uvas especiais e o processamento em vinícolas recém-inauguradas se transformaram em atrativos turísticos da região. Desde 2000, mais de R$ 150 milhões foram investidos no plantio de vinhedos – com uvas de cepas europeias – e instalação das vinícolas. Parte delas já se dedica ao enoturismo.

Uma das vinícolas que apostam no enoturismo é a Abreu Garcia, instalada no topo de uma montanha em Campo Belo do Sul. Com investimento de R$ 3 milhões, segundo o proprietário, Ernani Garcia, médico de Florianópolis que se define como um apaixonado por vinhos, a produção começou em 2011 na Fazenda Campo Belo. A vinícola está aberta a visitas e degustações durante a semana, mas também é possível agendar para os fins de semana.

A pedido do Diário Catarinense, o gerente da Abreu Garcia, Olavo Gavioli, sugeriu duas harmonizações para as receitas do Gastronomia de hoje. Para acompanhar o nhoque ao pesto com zucchini e gamberetti, Gavioli sugere o Abreu Garcia Cabernet/Merlot. Já o espumante Rose Brut produzido em Campo Belo é uma boa pedida para a hora da sobremesa, e harmoniza bem com a receita especial para o domingo de Páscoa, a colomba pascal (ao lado).

O ano de 2012 trouxe uma safra excepcional para os vinhos de altitude de Santa Catarina. Foram colhidas 1,4 mil toneladas de uvas, que geram 618 mil litros de vinhos tranquilos, cerca de 60% a mais do que a safra 2011, quando foi registrada a produção de 385,2 mil litros de vinhos tintos, brancos, rosados, vinhos doces naturais e vinhos fortificados. A produção de vinhos espumantes ficou em 190 mil litros. — com Abreu Garcia e outras 2 pessoas.
------------------------------------------------------------------------
Fonte : http://www.facebook.com/acavitis.vinhosfinoscatarinenses
------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário