segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Uvas pouco conhecidas.


CATARRATTO
É a videira mais clássica da área centro-oeste da Sicília, e existe nas versões branca comum e branca brilhante. Junto com a Grillo e a Inzolia, contribui para constituir a base do Marsala e do Alcamo.

GRECHETTO
O nome("greguinha") refere-se a uma videira difundida sobretudo na Umbria e no Lácio. Pode ser encontrada nas bases do Torgiano branco do Orvieto.

VERDUZZO
Uva branca difundida no nordeste da Itália, particularmente no Friuli, onde é a base para vinhos secos e doces. Estes últimos têm, nos melhores casos(como na área de Ramandolo), boa estrutura e equilíbrio gustativo.

INZOLIA
Depois da Trebbiano e da Catarratto, a Inzolia, também chamada de Ansonica, é há tempos a variedade mais difundida na Sicília, sua terra de origem. Está também na base do célebre Marsala.

GROPPELLO
Variedade de bagos brancos presente quase exclusivamente na região do Garda que corresponde à Brescia, onde constitui a base de todos os vinhos tintos e rosados, incluindo o homônimo Groppello del Garda Bresciano.

BOSCO
Presente na base do Cinqueterre DOC e do mítico Sciacchettrà, o raro e precioso passito da região. Parece ser uma das poucas videiras autóctones da região da Liguria.







Nenhum comentário:

Postar um comentário