quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Museu da vitivinicultura em Santa Catarina


Construído em 2003 o Museu da Vitivinicultura de Santa Catarina nasceu de um sonho dos diretores da Vinícola Panceri, Celso e Luiz Panceri. Luiz Panceri, amante da história da imigração italiana e pesquisador da família Panceri, construiu o museu com o objetivo de arquivar e manter a história da família que está inteiramente entrelaçada a vitivinicultura em Santa Catarina.

No museu as peças contam um pouco dos 130 anos de imigração italiana em Santa Catarina e dos 80 anos da vitivinicultura no estado. Os objetos representam muitas famílias de italianos e também franceses e alemães que construíram a história da vitivinicultura em nosso estado. Dividido em três seções - Vitivinicultura, Imigrante e Família Panceri - o museu tem objetos que datam de 1900 e retratam o início da vida do imigrante nas terras catarinenses e o seu progresso seja no cultivo da vinha ou em outras atividades.

Na exposição podemos ressaltar os rótulos e garrafas dos anos 60, das primeiras vinícolas do estado que começaram a engarrafar e vender seus vinhos finos. Ferramentas para a construção de pipas e barris de madeiras, objetos de laboratório, garrafões de vidro, e máquinas de sulfatar. O objeto mais antigo é uma pipa de madeira dos anos 1920.

Em 2009 o museu passou por uma ampliação e reforma apoiada pelo Funturismo, o que aumentou ainda mais as fronteiras do acervo que agora conta com objetos da vitivinicultura de todo o Vale do Rio do Peixe, Urussanga e demais regiões vitivinicolas de Santa Catarina. 

O museu é o único do estado a contar toda a historia da produção de uvas e da elaboração de vinhos em Santa Catarina, servindo como ferramenta turística e também como local de estudo para as universidades e centros de pesquisas.

Visitações de Segunda à Sexta-feira, das 8:00 às 18:00h. Sábados e domingos com agendamento pelos telefones (49) 3566 7700 ou (49) 3592 6510.

Nenhum comentário:

Postar um comentário