segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Vinhedo biodinâmico brasileiro


A Vinícola Santa Augusta, possui duas áreas de vinhedos: Uma na cidade de Videira, SC com 11,04 ha de vinhedos e cuja altitude oscila entre 878 e 1004 m.s.n.m. e outra propriedade com vinhedos na cidade de Água Doce, SC com um área de 5,53 ha de vinhedos e cuja altitude oscila entre 1265 e 1290 m.s.n.m.

Em outubro de 2010, o Eng. Agrônomo e e enólogo Jefferson Sancineto Nunes apresentou a idéia de iniciar a reconversão dos vinhedos das duas propriedades para o manejo Biodinâmico à Taline De Nardi, uma das sócias da VSA, uma vez que já estavam fazendo um manejo que permitia reduzir significativamente o uso de fungicidas e eliminado o uso de herbicidas. Já vinham preparando o vinhedo para um desafio mais alto e que permitisse manifestar o terroir das duas propriedades e com isso dispor de uvas mais saborosas e com produção equilibrada, portanto, ter uma matéria prima que permitisse elaborar um vinho mais aromático, mais saboroso e principalmente que refletisse as diferenças entre os terroirs que a vinícola dispõe.

Outra motivação, muito importante, foi o apoio integral das duas sócias da Vinícola Taline De Nardi e Morgana De Nardi, duas jovens empresárias que encararam com desenvoltura e com naturalidade o desafio, uma vez que até agora a Biodinâmica sempre havia sido vista como um manejo que "não funcionaria no sul do Brasil" e sem mudar o manejo atual da viticultura com certeza é uma grande verdade.

O trabalho iniciou com a aplicação do preparado PB 500 (chifre-esterco) para revitalizar o solo no outono e na primavera de 2011. A poda seca foi feita dentro do período ideal segundo o calendário biodinâmico, assim como todas as práticas vitícolas, como o desbrote, a desfolha, a remoção das feminelas e a desponta, bem como a aplicação do preparado PB 501 (Chifre sílica). Para a prevenção das doenças fúngicas, foram inicialmente feitas pulverizações regulares com o uso do chá de cavalinha e depois com o uso do sulfato de cobre, produto que é autorizado o uso na Viticultura Biodinâmica e mantendo durante o ciclo vegetativo sempre capinada a faixa onde se encontram as plantas.

Pode até parecer muito simples e fácil conduzir um vinhedo Biodinâmico, mas na verdade não é. É necessário ficar de olho aberto e vistoriar constantemente os vinhedos e ver os sinais que as plantas estão nos dando, ter bom senso e ao menor sinal de um "problema" ou um sinal desfavorável que a planta está nos fornecendo, fazer uso dos os tratamentos autorizados pela biodinâmica. A prevenção é a alma do negócio.

Outro fator crucial é ter toda a equipe engajada dentro da causa da Biodinâmica. Isso vale desde os proprietários da vinícola até o funcionário que terá que dinamizar (diluir e misturar bem) os preparados Biodinâmicos e aplicá-los nos vinhedos. O menor descuido significa perdas. É preciso estar preparado também para surpresas, como a que tivemos nas variedades mais precoces dos vinhedos da cidade de Videira, quando vimos que o volume de calda e a forma como estava sendo aplicada estava errada e a proteção dos produtos estava sendo ineficiente e o míldio veio com força e tivemos nessas áreas perdas significativas de produção. O erro serviu de aprendizado para descobrir como o pH da Calda Bordalesa funciona em relação ao tratamento do fungo e com isso conseguimos acertar o manejo nas variedades mais tardias do vinhedo da cidade de Videira e em todo o vinhedo de Água Doce, onde não tivemos nenhum problema de doenças e onde foi possível produzir o primeiro vinho tinto elaborado com uvas cultivadas no manejo Biodinâmico. Esse vinho foi elaborado com a uvas Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc e apresentou durante toda a fermentação alcoólica uma regular cinética de fermentação, ausência de pirazina e aroma bem frutado. Esse vinho apresenta uma grande estrutura, com taninos de ótima qualidade e uma cor muito intensa e atraente.

Um comentário:

  1. Se estiver interessado em aplicar os preparados Biodinâmicos e comprovar seus efeitos benéficos para o solo, a planta e todo o organismo agrícola. Agora existe o serviço de aplicação de preparados no brasil, com dinamizaçôes e aplicações manuais ou mecanizadas.pode ser usado Flowform Glonn aprovado pelas diretrizes Demeter.
    Contato: Yann Gropp yannthomas06@hotmail.com

    ResponderExcluir