quarta-feira, 28 de março de 2012

VINHO RIESLING RENANO RESSURGE EM COLÔNIA DE IMIGRAÇÃO ALEMÃ NO BRASIL


INSPIRADO NOS GRANDES BRANCOS CLÁSSICOS

Um vinho 100% varietal de autênticas uvas Riesling Renano está sendo produzido no coração da zona de imigração alemã do Rio Grande do Sul.  O líder desse empreendimento é Rolf Weinzierle, um engenheiro agrônomo de Stuttgart, cuja inspiração são os grandes vinhos alemães do Reno e Mosela. Ele encontrou na localidade de Nove Colônias, interior de Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, as condições para elaborar o que é considerado um clássico dentre os vinhos brancos. 
A Weingut Weinzierle (Vinícola Weinzierle) iniciou em 2005, quando Rolf e sua esposa Ruth compraram uma área de terras na região. Ele estava determinado a provar que um alemão também poderia fazer vinho no Brasil, onde a atividade vitivinícola é marcadamente liderada pelos descendentes de imigrantes italianos. Nas terras em que seus patrícios imigrantes se instalaram há quase 200 anos, no Sul do Brasil, plantou o vinhedo e construiu a sua residência.Coincidência ou não, o seu nome de família significa, em dialeto alemão, “viticultor”. 

Continue lendo a matéria completa aqui : 
http://www.cantinadeporao.com.br/2012/02/vinho-riesling-renano-ressurge-em.html

2 comentários:

  1. Já provei o renano seco e o renano meio-seco. Não são vinhos comerciais ou mais comuns, exigem uma certa paciência, mas vão bem com carnes brancas leves, saladas sem vinagre ou limão ou mesmo como aperitivo.

    ResponderExcluir