sexta-feira, 30 de março de 2012

produtor de vinhos do Vale do Rhône, Michel Chapoutier é contra os vinhos naturais

Michel Chapoutier
O conhecido produtor de vinhos do Vale do Rhône, Michel Chapoutier,  contribuiu para o debate polémico sobre os vinhos naturais, comparando os enólogos destes vinhos uns verdadeiros hippies que estão fora da realidade e fazem vinhos defeituosos. Entrevistado pela Decanter, Chapoutier afirmou que a prática de vinificação natural utilizada pelo enólogo John Livingstone-Learmonth, sem usar o dióxido de enxofre para estabilizar os vinhos, é errado. «É um engano, é lixo. É como fazer vinagre, mau vinagre. Como é que alguém pode permitir que leveduras tóxicas se desenvolvam no vinho?»
Além disso, o produtor de marcas tão conhecidas como o Côte Rôtie, Chateauneuf du Pape, Saint-Joseph, Crozes Hermitage ou Luberon Hermitage, que também faz vinho na Austrália, Portugal ou Alsácia, considera aqueles que seguem a prática «hippies do outro mundo». Segundo Chapoutier, «é extraordinário que as pessoas defendam produtos com defeitos dizendo que os mesmos são bons, naturais…Estes vinhos antigos tinham defeitos porque as pessoas não tinham as ferramentas e os meios para fazê-los  equilibrados».

A vinificação natural já tem uma longa história de pontos de vista opostos. Isabelle Legeron, por exemplo, grande defensora destes vinhos e fundadora da Feira do Vinho Natural, apontou como «bizarro» o fato de nos questionarmos sobre as credenciais naturais da nossa comida.


4 comentários:

  1. Parabéns João por mais um texto, seu blog sobre vinhos, na minha opinião, é o melhor do Brasil.
    A variedade de informações é muito grande e sempre trazendo a informação para formar opinião.
    VIVA O VINHO BRASILEIRO e SAÚDE A TODOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado ,meu amigo Zenker.Você é que está de parabéns.Cuidar de dois hectares de videiras praticamente sozinho e ainda fazer o vinho artesanalmente ,neste país.Tem que ser heroi.

      Excluir
  2. João meu querido, li hoje pela manhã o teu blog e pensei comigo mesma,
    Depois eu comento.
    Bem, passou o dia e acabei esquecendo!
    Mas agora recorrendo o Face me vi numa foto ostentando uma garrafa cheia
    de leveduras tóxicas. srsrsrsrs
    o Michel Chapoutier surtou, o dióxido de enxofre é um veneno, existem milhões de pessoas alérgicas a ele, causa das dores de cabeça e do abandono do vinho pelas pessoas.
    Nunca ninguém morreu por beber leveduras, pelo menos não as do vinho pois não são tóxicas.
    Viva os naturais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lizete,ele deve estar perdendo mercado para os vinhos naturais.A cada dia aparecem mais adeptos deste tipo de produto.

      Excluir