domingo, 1 de janeiro de 2012

VINHO ORGÂNICO NO BRASIL : VELHO MUSEU .

Em 1994, a Velho Museu – Juan Carrau iniciou, em Santana do Livramento, o processo de conversão de seus vinhedos. Abandonando as práticas de cultivo conhecidas como convencionais, os 75 hectares do campo chamado La Mañana serviram de palco para a implantação de um novo conceito para a produção de uvas finas: o cultivo orgânico ou cultivo biológico.
O gradual processo de transformação dos vinhedos inclui muita adubação verde, húmus de minhoca, biofertilizantes e a substituição total de herbicidas e fungicidas por adubos folhares, melaço e calda bordalesa, o único defensivo tolerado dentro desta nova proposta.
Assim, em 1997, 1998 e 1999 esses vinhedos propiciaram as primeiras garrafas de vinhos Cabernet Sauvignon e Gewürztraminer biológicos – vinhos com raras e excepcionais qualidades para os padrões vitivinícolas do País.
Em 2002, o Instituto Biodinâmico confirmou a certificação dos vinhos Cabernet Sauvignon, Semillon e Gewürztraminer, segundo a norma européia 2092/91.
O IBD fiscaliza e certifica produtos orgânicos no mundo, seguindo normas, totalidade e essência da Agricultura Orgânica.
Hoje, a Velho Museu – Juan Carrau trabalha com a certeza de poder oferecer, dentro de cada garrafa, não só a tradição e a experiência de nove gerações dedicadas à vitivinicultura mas, também, a certeza de estar oferecendo um produto genuíno, natural, fruto da matéria-prima mais importante: o respeito à Natureza, ao consumidor e às futuras gerações.


Fonte : http://www.juancarrau.com.br/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário