quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

VINHO ARTESANAL DO BRASIL : AMEAÇA DE ABORTO

A produção artesanal, que faz o charme e o encanto da enologia européia (além de representar o veio principal dos grandes vinhos mundiais de terroir), sofre ameaça de extinção no Brasil. Ou melhor, está em vias de desaparecer antes mesmo de ter nascido. O verdadeiro conhecedor dos vinhos europeus de exceção deve questionar a razão de não existir aqui o universo de pequenos vinhateiros que pipocam pelas aldeias européias, fornecendo vinhos naturais autênticos e contrastantes entre si, cujas nuances e personalidades mudam a cada 5 quilômetros - para a felicidade dos enófilos. As caves silenciosas são rústicas, e não há traços de inóx - considerado um elemento estranho. O verdadeiro tesouro, apresentado com orgulho, repousa no interior das barricas. Esse conhecedor deve questionar, igualmente, a falta de opções e a proliferação de vinhos tecnológicos idênticos entre si, e o porquê da grande quantidade produtores pensando mais como gerentes de banco que vinhateiros, e mostrando mais orgulho de suas plantas industriais em inóx que do próprio produto que delas sai. Oz Clarke, em recente visita, considerou os vinhos brasileiros muito "formatados". Mas isso não é uma exclusividade do Brasil: qualquer região que não valorize vinhos naturais ou incentive uma vinicultura artesanal cairá na vala comum dos vinhos tecnológicos - iguais em qualquer parte do mundo. É evidente o desperdício de recursos quando essas instituições do setor trazem jornalistas estrangeiros para visitar o circuito das indústrias de vinho. Nada mais aborrecedor para um crítico sério que passar 14 horas num avião para visitar indústrias. As indústrias têm sua importância, mas cabe ao artesanato a fama e o conceito de uma região vinícola. É a voz da terra que um jornalista sério deve ouvir quando explora uma região de vinhos, e não o ruído das esteiras industriais. Após visitar as fábricas, esse jornalista deveria perguntar: "Ok, agora me mostrem os vinhos de agricultor".. 
Onde estão nossos vinhos de agricultor, feitos sem manipulações químicas nos porões de pedra das pequenas propriedades?

As causas dessa lacuna estão enraizadas nos valores de uma sociedade movida mais pelo dinheiro que pela cultura, onde governo e instituições convivem confortavelmente com a realidade de uma meia-dúzia de vinícolas reinando solitárias - contanto que possam arcar com a carga extorsiva de impostos. Prova dessa conivência é o selo fiscal e outras medidas que submetem o vinho artesanal feito em poucas garrafas às mesmas exigências impostas às usinas produtoras de milhões de litros. Para quem não sabe, esse pacto econômico extermina os negócios de pequenos produtores, e é uma das explicações para não vermos florescer aqui vinhos artesanais de grande qualidade, como ocorre na Europa. Se para produzir 5 mil garrafas um produtor sofre os mesmos entraves e exigências impostos a quem produz 20 milhões e garrafas, e normal que desista de produzir. Tal pacto torna praticamente inviável financeira, formal e contábilmente o registro de uma vinícola artesanal pequena, para cinco ou dez mil garrafas-ano, por exemplo. Em outros termos, o "vinho de terroir" brasileiro está fadado à marginalidade, ou à simples inexistência. Isso fica evidente se observarmos como selo fiscal está sendo ministrado, ou como o enorme gasto com notas eletrônicas foi imposto a força para qualquer tamanho de vinícola, podendo-se ou não bancar seus custos. É imaginável pensar um agricultor, em pleno meio rural, acessando a internet e emitindo notas eletrônicas para comercializar suas 5 mil garrafas? Vivemos num país à contramão de tudo. A produção de vinhos artesanais em pequena quantidade, que deveria ser encorajada de todas as forças como expressão cultural de um povo, é aqui reprimida.

Em suma, quando a expressão vinhateira de um país é guiada apenas por objetivos financeiros, o empobrecimento cultural é evidente. Assim, às barbas do público, uma tradição familiar vinhateira de mais de um século vem rapidamente se transformando numa imensa fábrica de refrigerantes.

Isolados pouco podemos contra esse círculo vicioso que amarra poder econômico, governo, instituições e imprensa. Mas unidos, poderemos tentar reverter o quadro. É tolice esperar o apoio da imprensa especializada, mas felizmente dispomos deste instrumento da liberdade chamado Internet. Portanto, amigo enófilo, faça sua parte divulgando esta mensagem à sua confraria ou companheiros de degustação. Precisamos identificar os responsáveis por esse estado de coisas, e fazer pressão para reverter o quadro.



Texto de Marco Danielle


Fonte :  http://www.tormentas.com.br/home.php 

                                                                   

7 comentários:

  1. Belo texto, Marco! Concordo com praticamente 100% do que falaste. Especialmente quando dizes que empresários do ramo estão mais para gerentes de banco do que para vinhateiros. Por outro lado, acredito que a tecnologia existente não deva ser deixada de lado. Aliás, a tecnologia nunca atrapalha, ela ajuda, desde que seja utilizada por quem a conhece. Vou fazer meu primeiro vinho este ano, no porão de casa, sem tecnologia visível a olho nu, porém com muita tecnologia "embutida". E, claro, estou encaminhando agora esta sua mensagem a meus confrades. Feliz 2012. Viva o vinho de terroir brasileiro. Viva o vinho de autor!

    Alex Copetti de Araujo

    ResponderExcluir
  2. Prezado Alex Copetti

    Quando você fizer seu vinho , não deixe de me informar. Com certeza será um vinho autêntico , um verdadeiro vinho de autor .

    . Um abraço !
    . Boa sorte !

    ResponderExcluir
  3. Olá meu nome é Eduardo Zenker faz mais de 10 anos que produzo meu próprio vinho e espumante e jamais irei desistir.Moro em garibaldi e aqui tem muitas pessoas que fazem o mesmo, agora que meus vinhedos estão produzindo(1/2 de pinot noir e 1/2 de chardonnay) estou no auge de minha idéia.Sempre comprava uvas de produtores amigos meus, mas sempre faltava alguma coisa(eu acho que era fazer parte de todo o processo)todo o plantio a escolha da variedade do cavalo,sistema de plantio(espaldeira alta é claro)os patamares colocação dos arames a poda o manejo do dossel a colheita a desgrana manual a pisa a vinificação a lavagem das garrafas usadas que recolho pessoalmente de pessoas que me ligam o engarrafamento a criação do rótulo em fim tudo absolutame te tudo passa por mim,e não me arrependo de meu egoísmo.Não existem dificuldades maiores que as que passo que vão da financeira a estafa física entre outras mas escuto incetivos de todos os lados e mesmo se não os tivessem eu percistiria, por isso gostaria que pessoas importantes como vocês também percistam porque o munto vitivinícola é assim uma eterna luta.(meu atual projeto é ser auto suficiente em cerveja).Saúde para todos.
    Obrigado.
    P.s.Peço perdão pela escrita pois sou um agricultor e não tenho intimidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Eduardo.

      Escreva o endereço da sua propriedade aqui no blog para que eu possa visitá-lo,um dia e conhecer seus vinhos.

      Excluir
    2. Olá minha propriedade fica na linha São Rafael em Carlos Barbosa,mas para encontrar é muito difícil mas deixo meu telefone para me ligar.Pois moro em Garibaldi e saio na madrugada e volto à noite mas se me ligar e eu estiver na cidade podemos nos encontrar e degustar meus vinhos e espumantes,quem sabe até fazer um churras.Abraço 54 99999157.

      Excluir
  4. Pior é aqui e, Petrolina Pe. Não existe sequer uma vinicola que produza vinhos populares tipo vinho de mesa. Este mes o kilo de uva chegou a ser vendido nas feiras locais a menos de R$ 2,00. Eu cheguei a comprar uva roxa a 2,00 e outras a 1,00. Desculpem-me não sou especialista em uvas. A senhora que me vendeu a uva. Disse-me que era melhor perder meia boiada que a boiada inteira, pois, o que sobrasse iria ser jogado fora ou doada. As grandes empresas de vinhos da região não fabrica estes vinhos de mesa. Enquanto isso os pequenos produtores em determinadas épocas vendem as suas uvas por qualquer preço. Aqui tem um grande polo da embrapa, Tem cursos na area de alimentação industrial promovidos pela univasf e ifet. Não estaria na hora desses órgaos investir em pequenas vinicolas artesanais. Fiquei surpreso ao ver que vinho artesanal demanda muita paciencia e pouco investimento. Enquanto isso, em nosso supermercados, bares e mercearias, sangrias disfarçadas de vinhos de mesa são vendido aos milhares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aldo.
      Você tem razão,a solução está nas vinícolas artesanais,mas,fazendo vinhos com viníferas.
      Um abraço.

      Excluir