domingo, 18 de dezembro de 2011

Casta Ramisco

Os vinhos de Colares, e especialmente o Ramisco, são de exploração ancestral. Uma das principais curiosidades foi o facto terem sobrevivido à praga da filoxera que devastou as vinhas europeias no século XIX.
A proximidade das vinhas ao  mar e às grandes cidades ditou a quase extinção desta casta devido ao alargamento da construção, da falta de mão-de-obra e fraca rentabilidade de cultivo. Actualmente, as vinhas da Ramisco correspondem a menos de 30 hectares, que dão lugar a vinhos de grande carácter e com grande capacidade de envelhecimento devido à elevada acidez natural que a casta possui.
As uvas têm uma maturação tardia, originando vinhos de baixo teor alcoólico e grande taninosidade. Enquanto jovens, os vinhos são elegantes, frescos e persistentes. O estágio prolongado confere-lhes suavidade e aroma. De cor rubi, com reflexos acastanhados, apresenta aromas a cogumelos, terra molhada, resina e madeira de cedro. Os carismáticos vinhos produzidos a  partir da Ramisco fazem parte de diversa literatura portuguesa, em obras de Eça de Queiroz, Batalha Reis, ou Ferreira Lapa, entre outros.
A Ramisco apresenta cachos cilindro-cónicos nem muito grandes, nem muito compactos, com bagos pequenos, de coloração negro-azul, sendo muito comum a protecção destas videiras por currais ou paredes de cana. Devido à sua plantação em pé-franco, é uma videira susceptível aos ataques de pequenos animais mas bastante resistente ao desavinho e à bagoinha.
Experimentalmente enxertada  em porta-enxerto americano, em campos de ensaio, entre outros locais, no Alentejo. Casta tradicionalmente elementar. Tem uma capacidade latente de lote com castas de baixa acidez natural, por exemplo, Aragonez 

Nenhum comentário:

Postar um comentário