sábado, 27 de agosto de 2011

Os Vales da uva Goethe e o selo de indicação de procedência



Na última quinta-feira, dia 18 de agosto estiveram reunidos na ProGoethe produtores de uva e vinho da região de Urussanga, juntamente com pesquisadores da Embrapa e da Epagri.
O encontro teve como objetivo definir as linhas de ação para a participação da ProGoethe no projeto da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), chamado Sibratec – Rede Vitivinicultura.
O Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec) foi instituído com a finalidade de apoiar o desenvolvimento tecnológico do setor empresarial nacional. Apoia atividades voltadas para a inovação em produtos e processos, seguindo as prioridades das políticas industrial, tecnológica e de comércio exterior.
O principal objetivo é aumentar a competitividade das empresas brasileiras. “Com a chegada da autorização do Ministério da Agricultura para a Certificação da Uva e Vinho Goethe do selo Indicação de Procedência, é fundamental que as vinícolas e os produtores de uva usem de tecnologias padronizadas para a melhoria de seus produtos ligados a Uva e Vinho Goethe. A intenção é dotar os procedimentos de elaboração dos vinhos Goethe de processos tecnológicos que não a descaracterizem, muito pelo contrário, ressaltem sua tipicidade. Afinal, este vinho está prestes a ser lançado novamente ao mundo depois de um período de 50 anos de “dormência””, ressalta a diretora de turismo, Patrícia Mazon.
Os vinhos brancos da uva Goethe de Urussanga viveram seu apogeu nos anos 50 e 60. Depois desta época, somente a partir dos anos 90 é que as políticas públicas voltaram-se novamente a valorização dos produtos que se destacam por sua tipicidade e valor cultural local. “Os recursos alocados pelo Governo Federal através do Finep, pretendem atender ao setor da vitivinicultura nacional e em Santa Catarina estão habilitados a receber este recurso, as vinícolas associadas a Progoethe, a Acavitis (Associação Catarinense dos vinhos de altitude) e ao Sindicato Catarinense do Vinho”, informa Patrícia.
Para as vinícolas de Urussanga e dos Vales da Uva Goethe, que abrange o território também de Pedras Grandes, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Içara e Nova Veneza, será realizada uma proposta para a realização de melhorias no sistema de elaboração da uva, dos vinhos e espumantes Goethe.

.             Fonte :  Jornal Vanguarda

Nenhum comentário:

Postar um comentário