terça-feira, 7 de junho de 2011

Alguns vinhos da pizzato avaliados por um blogueiro francês

Pizzato chardonay 2008


O nariz deste vinho não é agradável, com aromas de carvalho simples, maçã, citrus e abacaxi . Muito parecido com um Sauvignon Blanc chileno. Boca grande, mas não diluída, com uma acidez bastante forte, baixo teor de gordura.  Um vinho refrescante, agradável para um almoço de frutos do mar na praia. Um bom vinho que se destaca de outros secos brancos brasileiros. Produção 9.700 garrafas e 2.000 meias-garrafas. 


Pizzato reserva egíodola 2005


A cor é rubi muito escuro. O nariz é particularmente aromático, com aromas intensos de frutas maduras (amora, ameixa, cereja) e é picante (pimenta) e tem um toque de madeira, é muito leve, mas eu amei totalmente  ao descobrir estes aromas varietais. . A boca é de meio corpo, ainda frutado, com taninos firmes, mas ainda um pouco rústico muito agradável (eu fui criado em Bordeaux ,região tradicional,que faz vinhos com taninos que ficam presos  nos dentes, se você não esperar 20 anos de adega ). Estou um pouco surpreso por uma ligeira sensação de álcool no final 13% a 15% . Porem eu aprecio uma boa acidez que pede uma comida simples, mas saudável, um prato de macarrão molho não deve assustá-lo. Bem interessante esta uva franco italiana plantada no Brasil. Boa primeira experiência nesta variedade que confirma todo o bem que eu acho que essa área merece a qualidade dos seus vinhos, a sua filosofia de criação (pouca madeira ) e  (com preços razoáveis, apesar de uma pequena produção)

Pizzato Alicante Bouschet  reserva 2004


Eu tenho um carinho especial por esta área, que poderia ser leniente com o seu vinho.Mas aqui, devo admitir a minha decepção. 
Este vinho é um tipo clássico brasileiro na direção negativa, com plantas exuberantes aromas (capim narinas completa com uma pitada de coentro). Na boca acidez desequilíbrios que arregaçam as gengivas. Eu tentei este vinho ao longo de três dias, mas o resultado  continuou desastroso. 
Em suma, é provavelmente muito por causa da imaturidade da uva (no Brasil, não se espera atingir a maturidade das uvas por causa da umidade). Metade da garrafa acabou tristemente na pia. Este vinho brasileiro não me agradou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário