quinta-feira, 14 de março de 2013

Vinícola Vallontano.Vinho e poesia.


Adepta da filosofia terroirista, a Vallontano exprime, em cada uma das 30 mil garrafas elaboradas anualmente, um profundo respeito à natureza, ao solo, ao clima e à cultura local. Localizada no Vale dos Vinhedos, a Vallontano propõe-se desde 1999, a elaborar vinhos e espumantes finos com métodos não intervencionistas. Os vinhos Vallontano possuem identidade própria e primam pela elegância, refinamento e originalidade.
Para defender essa filosofia, o vinhateiro da Vallontano Luís Henrique Zanini, foi buscar inspiração para suas criações em um dos mais fervorosos defensores do terroir, o mítico Domaine de Montille, na Borgonha, onde trabalhou e aprendeu a expressar a individualidade de cada microclima.
Zanini afirma que vinho é arte, é poesia, é expressão da personalidade. Para ser vinhateiro é preciso sensibilidade, humanidade, contato físico com os vinhedos e com a uva, é preciso literalmente colocar as mãos no vinho, para que não se perca a identidade. Para a Vallontano o vinho continua sendo, como entendia Galileu Galilei, humor líquido e luz! Cada safra herdará as cores do outono, o frio e a névoa do inverno, as chuvas e as cores da primavera, o calor e o sol da colheita no verão. Ao abrir uma garrafa de Vallontano, bebe-se algo único, expressão fiel desta terra.
 
Uvas de qualidade são essenciais para elaboração de excelentes vinhos e espumantes. Para isso a Vallontano utiliza mudas certificadas com uma reduzida produtividade por unidade de área. Nos sete hectares de vinhedos próprios, são produzidas as uvas Tannat, Merlot, Cabernet Sauvignon e Chardonnay entre outras variedades de castas nobres. Com exposição solar diferenciada, solos bem equilibrados, circulando uma área de mata nativa preservada, os vinhedos da Vallontano adquirem características específicas e marcantes, transmitidas aos seus vinhos.

A proposta da Vallontano é a de trabalhar com métodos o menos intervencionistas possíveis preservando as características conferidas pelo solo e pelo clima de seus vinhedos, respeitando assim seu terroir. Prima-se pela técnica e pelo conhecimento em detrimento da tecnologia. A vinícola possui equipamentos básicos para a vinificação: tanques em aço inoxidável, ideais para controle de temperatura durante a fermentação e armazenamento dos vinhos, desengaçadeira e prensa pneumática, barricas de carvalho americano e francês utilizadas para o amadurecimento dos vinhos tintos de guarda. O ambiente da pequena cave da Vallontano também favorece um envelhecimento tranqüilo do vinho na garrafa. Livre de ruídos, com pouca luz e temperatura e umidade controladas, o vinho encontra aí um ambiente ideal para desenvolver suas potencialidades predestinadas pela natureza.
Algumas das tarefas em relação ao processo continuam manuais, como a rotulagem e a colocação das cápsulas. Com este sistema analisam-se as condições da rolha, da garrafa e do rótulo. Todas as garrafas são numeradas e obedecem a rigoroso controle em todos os processos da elaboração do vinho. A Vallontano, com isso, fornece um vinho personalizado e diferenciado aos seus clientes, o que resultou no reconhecimento da qualidade e da personalidade de seus produtos.
A equipe da Vallontano, consciente e preocupada com o equilíbrio ambiental, instalou uma estação de tratamentos de efluentes própria onde todos os resíduos líquidos que saem da empresa podem ser tratados antes de serem liberados ao meio ambiente. Esta ação visa à proteção do meio ambiente e a preservação da qualidade de vida, que são características da região.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário