quinta-feira, 10 de maio de 2012

Vinícola Salvador e seus ótimos vinhos.


A Vinícola Salvador, iniciou seus trabalhos no mercado de vinhos e seus derivados no ano de 1998.  Naquele ano, o proprietário e enólogo Antonio Salvador, adquiriu um prédio histórico no centro da cidade Flores da Cunha. No ano de 2008 a vinícola lança no mercado seus vinhos com marca própria, onde ao longo de seus 10 anos de existência a empresa dedicou-se à busca pela identidade própria, fortalecendo seu diferencial. A sede encontra-se em um prédio antigo que fora minuciosamente restaurado devido a importância histórico-economica que representou para o município. Foram criados novos ambientes, sendo que, toda estrutura física fora adaptada a elaboração de vinhos de alta qualidade.
Da compra do imóvel até o presente momento, a empresa esteve envolvida em um criterioso processo de restauração, onde a obra transformou-se em um espaço digno de grandes vinhos do mundo. Desde o hall de entrada até as caves, toda uma decoração fora erguida a fim de valorizar o universo do vinho.
E ao longo desses 10 anos de empresa, fora possível estudar o mercado consumidor detalhadamente, a fim de definir o padrão de vinhos a serem elaborados, bem como respeitar a característica que a vinícola quis imprimir em seus produtos.
Os vinhos elaborados pela vinícola seguem um criterioso processo controlado pelo enólogo Antonio Salvador, o qual exerce a profissão há 38 anos, e pelo filho Daniel Salvador, também responsável pela elaboração e comercialização dos vinhos.
Seguindo a tradição de elaboração em pequenas propriedades, a Vinícola Salvador tem como prioridade valorizar o sabor das frutas que vinifica. Como característica predominante dos vinhos, destaca-se os aromas e sabores das frutas utilizadas para elaboração dos varietais. Buscando essa característica é que a empresa tem seus olhos voltados para a qualidade das uvas ainda nos parreirais. O transcorrer da maturação da fruta é acompanhada de perto pelos dois enólogos da vinícola a fim de garantir uma uva com alto grau de maturação e sanidade, permitindo a elaboração de vinhos, sucos e espumantes com alta concentração de compostos benéficos a saúde.
Todo processo é acompanhado de perto por ensaios e analises feitos em laboratório próprio, permitindo a montagem de histórico de todos os vinhos elaborados, onde o mesmo serve para garantirmos um padrão de qualidade nos produtos, mas sempre respeitando a natureza em suas safras distintas.
A Vinícola Salvador está equipada com a mais alta tecnologia no que tange elaboração de vinhos, proporcionando garantia ao processo de vinificação dos produtos. Transformamos a tecnologia em nossa aliada a fim de atingirmos nosso objetivo, não deixando que ocorra padronização em nossos produtos, detalhe que permite saborear os vinhos da Vinícola Salvador com muito prazer, pois a cada garrafa procuramos proporcionar o que de melhor há na vitivinicultura brasileira. Como exemplo citamos a linha de engarrafamento da empresa, totalmente automática, onde seu funcionamento opera de forma que o oxigênio não esteja presente na garrafa e no liquido, permitindo que o produtos elaborados tenha vida de garrafa maior.
Com a proposta de oferecer vinhos superiores, a empresa em seu processo de restauração criou um espaço destinado a maturação e envelhecimento dos vinhos nobres elaborados pela vinícola. Uma exuberante e charmosa cave fora erguida procurando atender a todos os requisitos necessários para que o vinho possa repousar com segurança. É possível controlar a temperatura, umidade e luminosidade, itens importantes e que são rigorosamente controlados, os quais, do contrario, não permitiriam o bom e correto envelhecimento. Buscamos com o amadurecimento nas caves a transformação dos aromas e sabores dos vinhos finos e espumantes, onde os mesmos atingem um ponto organoléptico superior, dando requinte e fineza aos vinhos.

A empresa em sua totalidade fora decorada procurando respeitar a arquitetura utilizada no inicio do século 20. Desde seus lustres, pisos e móveis, tudo está em conformidade com a moda antiga. Em lugares especiais da empresa foram gravadas enormes pinturas que retratam o mundo do vinho, onde quadros gigantescos dão a vinícola a condição de espaço cultural do vinho. Um prêmio para quem está localizado na cidade maior produtora de vinhos do Brasil.

Texto de Cláudio Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário