domingo, 26 de fevereiro de 2012

Cantina Salvati & Sirena(resgate de castas)


Sempre foi um sonho do enólogo Silvério Salvati construir uma pequena vinícola familiar para elaborar vinhos diferenciados que não se consegue em grandes vinícolas e a nível industrial.
Esta idéia soou bem também aos ouvidos da família Sirena, que acreditou na idéia e apostou junto como sócia do empreendimento.
Com a idéia formada, a cantina aderiu ao projeto cultural Caminhos de Pedra, ocupando o item 047, que é vinícola de vinhos finos.
O projeto cultural Caminhos de Pedra tem sido responsável pelo resgate e preservação da cultura da colonização italiana, da arquitetura, do dialeto vêneto, da gastronomia, dos costume sócio-culturais e religiosos.
A Cantina Salvati & Sirena está inserida neste contexto cultural, resgatando variedades de uvas quase não mais cultivadas, elaborando vinhos de extrema qualidade.
http://www.salvatisirena.com.br/salvati/img/vista_sacchet.jpg
Durante 9 anos foram quebrando pedras basálticas extraídas do próprio local e delas transformando a construção. O trabalho foi árduo e demorado, porque as pedras quebravam de forma irregular. Mesmo assim, elas foram utilizadas, formando uma característica peculiar que na arquitetura e engenharia é chamada de cantaria.
Cuidadosamente estudada, a forma da Cantina Salvati é Octagonal para melhor aproveitamento dos espaços físicos, uma vez que o octágono é um figura centralizadora e o canto é aberto em 135º.
Dentro da cantina foram preservadas pipas de madeira de diversos tipos e formas, permitindo assim que o vinho através dos poros de madeira façam uma troca com o meio ambiente, permitindo adquirir uma característica de envelhecimento especial.

Peverella

Primeira variedade branca vinífera, vinda da Europa da região do Vêneto, na Itália. Escrita em dialeto vêneto, foi extinta quando chegaram outras variedades viníferas viáveis econômicamente e por força do marketing. A palavra peverella é originária de pevero, que significa pimenta. Seu sabor origina o nome por ser uma variedade que torna o vinho levemente picante quando o sentimos na ponta da língua. Essa variedade foi resgatada pela vinícola por seu caráter cultural e diferencial.
Disponível em garrafas de 750 ml e embalagem bag-in-box.
Temperatura ideal para degustação: 6º a 8ºC
Esse vinho acompanha bem frutos do mar, peixes, molhos brancos, queijos leves e carnes brancas.

Goethe

Variedade híbrida oriunda do cruzamento da variedade Moscato de Hamburgo com Cartier, resultando em uma uva rústica, de cor rosada, casca dura, rica em polpa e pectina, ótima para o consumo in natura. Foi vinificadamos em branco, proporcionando um vinho aromático que lembra frutas tropicais, como maracujá, goiaba e bergamota. É agradável pela baixa acidez e tem um retrogosto acentuado.
Disponível em garrafas de 750 ml e embalagem bag-in-box.
Temperatura ideal para consumo: 8º a 12ºC
Esse vinho é melhor degustado nos finais de tarde, como pré ou pós refeição.


Moscato Seco

A uva moscato é proveniente da Itália, com boa adaptação na Serra Gaúcha. Pelo seu processo de elaboração tem cor amarelo ouro com tons esverdeados. Lembra aroma de jasmim com frutas cítricas, como o abacaxi. Seu sabor é leve e delicado com boa persistência na boca.
Disponível em garrafas de 750 ml e embalagem bag-in-box.
Temperatura ideal para consumo: 6º a 10ºC
Este vinho acompanha entradas, sopas, peixes, frutos do mar e queijos de sabor leve

Merlot

Essa variedade de uva é originária do sudoeste da França, bem adaptada ao clima da Serra. Resulta em um vinho de cor vermelho rubi. Pela rápida passagem em madeira de carvalho, reserva o aroma de frutas vermelhas como framboesa, cereja, morango, ameixa. Seu sabor é harmônico, persistente e aveludado.
Disponível em garrafas de 750 ml e embalagem bag-in-box.
Temperatura ideal para consumo: 14º a 18ºC
Este vinho acompanha massas, queijos, bacalhau, grelhados e embutidos.

Cabernet Sauvignon

Originário da França, essa variedade de uva foi difundida em todo o mundo. Aqui na Serra Gaúcha teve boa adaptação, principalmente nos Caminhos de Pedra, devido ao frio excessivo. Essa variedade de brotação tardia gera um vinho de excelente qualidade, com coloração vermelho rubi bastante intensa. Sua passagem em madeira de grapia e carvalho o torna um vinho diferencial com aromas de pimenta, cravo, baunilha e chocolate amargo, tostado, lembrando muito o café e o tabaco por seu leve amargor.
Disponível em garrafas de 750 ml e embalagem bag-in-box.
Temperatura ideal para consumo: 16º a 18ºC
Este vinho acompanha carnes vermelhas, grelhados, feijoada, queijos fortes e embutidos.

Barbera Piemonte

Originária da região de Piemonte, na Itália, essa uva é uma das primeiras variedades tinto viníferas difundidas na Serra Gaúcha. Ela foi extinta na região pouco depois da chegada das variedades francesas. Através do Projeto Cultural Caminhos de Pedra, foi feito resgate de material vegetativo das poucas videiras remanescentes, multiplicando-o. O resultado é um vinho de cor violácea intensa, aroma de chocolate com menta e expressivo tanino, com boa estrutura e bastante encorpado.
Disponível em garrafas de 750 ml e embalagem bag-in-box.
Temperatura ideal para consumo: 15º a 18ºC
Este vinho acompanha churrasco, caças, feijoada, molhos vermelhos, embutidos e queijos fortes

Suco de Uva

É um produto natural, sem adição de conservantes e açúcar e sem álcool. Elaborado com, uvas bordô, que lhe confere cor e aroma, e uvas isabel, que lhe dá a estrutura doce. O cuidado na elaboração vai desde a extração da cor, o suco é aquecido até 50ºC, o que
não retira das sementes os taninos desagradáveis. O envase é feito à quente (80ºC) para não necessitar de conservantes. Após o envase, passa por uma cortina de água fria para que não sofra alterações de gosto. É um produto desenvolvido pensando nos diabéticos.
Disponível em garrafas de 500 ml, 1 litro e 2 litros.
Temperatura ideal para consumo: 6º a 10ºC
Após aberto conservar refrigerado e consumir em até 5 dias.

3 comentários:

  1. João,

    Belíssimo blog, não sou entendido, mas adoro vinhos, chilenos, franceses, italiano, brasileiros conheço pouquíssimos bons terei aqui boas dicas certamente.

    Mas, me diga, onde fica localização deste vinhedo que menciona na postagem?

    abs,

    Nilson Soares

    ResponderExcluir
  2. Nilson.

    A vinícola deste post fica na serra gaúcha,no Rio Grande do Sul.
    Além dela.existem outras centenas de vinícolas na serra gaucha fazendo ótimos vinhos.O lugar é muito bonito.Não deixe de conhecer.De preferencia as pequenas que fazem pequenas quantidades de forma mais artesanal.

    Obrigado pela visita.Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Meu vinho predileto é o dessa vinícula.

    ResponderExcluir