sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Villaggio Bassetti e seus belos vinhos !



Quando  os Pioli encontraram os Bassetti –  Nos arredores de Curitiba, no planalto paranaense, Juca Pioli produzia seus vinhos artesanais, para deleite da família e encantamento dos netos, que levavam seu sobrenome e o do genro, marido da filha única.
Muitos anos mais tarde, a tradição iria ser renovada. As famílias Pioli e Bassetti iriam se perpetuar também nos rótulos e no paladar dos bons vinhos produzidos por seus descendentes, continuação da saga desenhada desde a travessia do oceano, mais de 130 anos antes.
José Eduardo Pioli Bassetti, engenheiro químico, encontrou em São Joaquim, no planalto sul catarinense, as condições geo-climáticas que considerou necessárias para produzir vinhos de qualidade. O vinho estava no sangue do neto como estava do avô. Só o sonho era maior: produzir o melhor vinho do Brasil em plena altitude.
Seus irmãos Marco Aurélio, engenheiro agrônomo, e Cesar Juliano, engenheiro mecânico, arregaçaram as mangas e aceitaram a empreitada. Juntos, iriam unir paixão atávica à tecnologia, e em 2005 nascia a Villaggio Bassetti.
A primeira tarefa foi implantar os primeiros vinhedos: dois hectares de Merlot e dois de Cabernet Sauvignon em 2005. Um ano depois foi plantado um hectare de Pinot Noir e mais um de Sauvignon Blanc. Somados aos dois hectares de Sauvignon Blanc plantados em 2009 e 2010 são capazes de fornecer as uvas necessárias para a primeira fase do empreendimento.
A primeira safra da Villaggio Bassetti foi colhida em 2008: apenas uvas Cabernet Sauvignon, maduras e sadias. Uma quantidade pequena, apenas 520 garrafas bordalesas, trazia ao mundo o Primiero 2008, produzido pelo sistema girolate, de fermentação e amadurecimento em barricas de carvalho francês.
O nome do vinho veio de uma comuna italiana localizada na região do Trentino Alto Ádige, de onde imigraram os primeiros membros da família Bassetti para o Brasil, na década de 1870.
Um ano depois, um corte das uvas merlot e cabernet batizava o Montepioli 2009, justa e emocionada homenagem ao avô Juca.
E então, no limiar da nova década do século XXI, a vinícola apresentou suas novas atrações: Villaggio Bassetti Sauvignon Blanc 2010 e o rosé Villaggio Bassetti 2010.
Todos vinhos que trazem tipicidade varietal e clara identidade regional, elaborados através de modernas técnicas enológicas que agregaram refinamento e complexidade aos quatro rótulos.
Dar tudo à uva, no campo. Extrair dela tudo, na vinícola.
Para se manter fiel a este princípio, a Villaggio Bassetti foi buscar na terra de origem das famílias que lhe dá nome a tecnologia para trazer ao seu vinho a sofisticação almejada.
Equipamentos de última geração para uma nova geração de vinhos. Inovação constante, inclusive na forma de prepará-los.
O sistema girolate gera vinhos particulares, intensos. Utilizado em algumas regiões da França, Argentina e Chile, o sistema determina que os vinhos sejam fermentados e envelhecidos em barricas de carvalho francês.
No caso dos tintos, o carvalho das barricas veio da floresta francesa de Tronçais, uma das mais importantes para a produção destes produtos .

Nenhum comentário:

Postar um comentário