quinta-feira, 1 de maio de 2014

Giacomim:vinhos sem chaptalização feitos com uvas sem defensivos agrícolas.

Os três principais pilares em que a Família Giacomin vem solidificando seu trabalho e conquistando o respeito e a admiração dos enólogos e enófilos brasileiros, são: o amor pela arte de elaborar vinhos, a permanente busca pelo aprimoramento eno-tecnológico e a excelência na produção de suas uvas.
Sistema Y - VINHEDOS: Preocupados com a qualidade dos Vinhos produzidos e sentindo a necessidade de colher uvas em perfeitas condições de sanidade, maturação e com excelente teor de açúcar, a 4ª geração da Família Giacomin conquistou um grande avanço pesquisando e criando, no início da década de 90, um novo método na formação dos seus vinhedos - o sistema de condução da videira em formato de "Y". Este inovador sistema permite uma maior uma maior insolação (incidência de raios solares sobre o dossel vegetativo), uma maior ventilação, reduzindo o teor de umidade nos meso-clima e micro-clima, ou seja, no vinhedo e próximo aos cachos, o que favorece o aumento da maturação das uvas. Com isso, é possível obter uvas em perfeitas condições de sanidade e com teor açucarino mais elevado, sendo que a Vinícola Giacomin foi a pioneira na elaboração de vinhos sem chaptalização (Giacomin Gran Reserva Cabernet Sauvignon primeira safra em 1999 e Giacomin Gran Reserva Moscato Giallo, em 2005.
Somando-se a estes fatores, a privilegiada localização dos vinhedos ( em Mato Perso, na Serra Gaúcha) e um tipo de solo que permite o correto desenvolvimento da vinha (com teores de nutrientes e drenagem natural apropriados), têm-se as condições ideais para o desenvolvimento da atividade vitivinícola. Atualmente, a Família Giacomin provê toda sua produção em uvas conduzidas no sistema inovador criado pelos próprios integrantes da família, a qual denominou de Sistema Y, com mudas das videiras importadas da Itália, o que, conseqüentemente, permite a elaboração de Vinhos com qualidade superior.
A mais recente iniciativa em prol da qualidade de suas safras é a produção de uvas Moscato Giallo (mudas importadas da Itália) cultivadas no inédito sistema de condução da videira espaldeira em Y com cobertura, o que permitiu um ganho qualitativo indiscutível. Desta forma é possível atingir a maturação ideal destas uvas, sem tratamento fitossanitário, favorecendo um processo fermentativo limpo, capaz de preservar toda a estrutura de sabor e aroma desta magnífica variedade. Com isso, inovando mais uma vez, a Vinícola Giacomin disponibiliza no mercado, mais um varietal (Giacomin Gran Reserva Moscato Giallo - 1° Giallo do Brasil) elaborado sem chaptalização (teor alcoólico oriundo exclusivamente do açúcar natural da uva), o que aporta ao vinho condições únicas de elaboração e amadurecimento.
s nobres castas que a Família Giacomin cultiva, é o resultado do plantio de 250.000 m2 de videiras, poeticamente conservadas ao longo do ano. Os cuidados do solo e as intervenções tecnológicas com o plantio, a formação dos parreirais e seus entornos, fazem da grife ''GIACOMIN" uma contínua pesquisa até a elaboração final do produto. O momento certo da poda, o início da brotação, o acompanhamento da floração, tratamentos adequados (quando necessários) somado a observação lunar são levados em conta para o momento mais adequado à colheita. Este instante é observado com intensa maestria pelo dedicado nono Joanin e seus inseparáveis artífices do vinho. O olhar atento e meticuloso no ato da colheita, faz com que cada cacho da fruta seja escolhido conforme seus mandamentos do amadurecimento, obtendo assim um nível supremo e natural do açúcar. A Chegada à cantina, desvendando os mistérios dos grandes mestres do ato de transformar uva em vinho, recebe os mais técnicos e conceituados trabalhos para transformar esta matéria-prima. Após esta magnífica e árdua trajetória, alguns dos vinhos irão descansar nas barricas de carvalho, junto as majestosas caves emolduradas de grossas paredes de pedras, onde reencontrem o equilíbrio. Finalizando o ciclo de trabalho com análises necessárias e engarrafamento, estará disponível aos seus melhores apreciadores. Esta é a arte de fazer um grande vinho, o elemento de conservação da nossa saúde e de nossa alma.
A VINÍCOLA GIACOMIN, estabelecida em Mato Perso, Flores da Cunha – RS, tem suas origens na cultura italiana desenvolvendo suas atividades com participação familiar. Esse gosto pela cultura vitivinícola vem sendo passado de geração para geração.
Fonzaso
Angelo Vittorio Emmanuelle Giacomin partiu de Fonzaso - BL, cidade do norte da Itália, com o sonho de desbravar novas terras. Casado com Filomena Minutti Giacomin tiveram filhos, entre eles José Giacomin, que casou-se com Catarina Balbinot Giacomin que iniciaram suas atividades na produção de uvas e elaboração de Vinhos.
O filho João Giacomin e a esposa Joana Basso Giacomin constituíram sua família seguindo a tradição no Nono José (Bépi). O trabalho feito com carinho e muita coragem incentivou seus filhos a manter a tradição da família.
No ano de 1985, a 4ª geração da Família Giacomin, juntamente com seus pais João e Joana, fundaram a VINÍCOLA GIACOMIN LTDA. Em dezembro de 1986, começa o engarrafamento e comercialização de seus produtos.
Hoje, a Empresa elabora seus Vinhos e Espumantes com produção de uvas próprias. Investe em pesquisa e tecnologia desde o cultivo de seus parreirais aos equipamentos que compõem a Vinícola, sempre aliados a tradição de seus antepassados.
Com a criação de uma forma inédita de cultivo (sistema de condução da videira Espaldeira em Y), mudas e equipamentos de vinificação importados da Itália, a Vinícola Giacomin atende os moldes exigidos pelo atual contexto mercadológico.
O sucesso que a empresa vem alcançando com seus Vinhos e Espumantes é derivado do trabalho,dedicação, empenho e verdadeiro amor ao Vinho que a Família Giacomin cultiva.
Vale destacar que a produção do vinho é obtida a partir da colheita da uva que provém de parreirais próprios. A atenção e o cuidado dos sócios (todos irmãos) e seus familiares se estende do plantio e cuidado com a videira, a elaboração, engarrafamento e comercialização do Vinho, tudo no mais rígido controle de qualidade.

velosobrasuca@outlook.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário