terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Moscato Branco, exclusividade brasileira !!!

Sabe o que é ampelografia ? É o ramo da botânica/agronomia que estuda as castas de videiras: cor e formação de folhas e cachos, DNA, RNA, morfologia, etc. 

Para padronizar o trabalho dos pesquisadores, a Organização Internacional da Vinha e do Vinho estabeleceu 88 características para registrar uma casta e existem mais de 40.000 nomes registrados com base nesses critérios...

Mas e o que isso tem a ver com o vinho brasileiro ? 

Você pode não conhecer o ampelógrafo Jean-Michel Boursiquot, mas ele descobriu a existência da uva Carmenère no Chile em 1994.

Este ano ele veio ao Brasil com uma missão, estudar a Moscato Branco, cuja maior produção encontra-se na Serra Gaúcha. Os estudos indicam que esta variedade é singular, comparando-se bancos genéticos ainda não encontraram um par idêntico para esta uva ! Isso significa que teremos uma exclusividade brasileira !!!

João Carlos Taffarel. coordenador do conselho técnico da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados, diz em sua entrevista concedida a Revista Adega: “A confirmação da hipótese certamente ampliará o interesse pelos vinhos moscatéis elaborados em Farroupilha, fortalecendo os conceitos de tipicidade e qualidade associados a essa origem, que são os elementos de base no processo de obtenção da Indição de Procedência”.

fonte : https://www.facebook.com/clubevinvm



Nenhum comentário:

Postar um comentário