sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Quadrilha de contrabando de vinhos é descoberta pela Polícia Federal em Joinville

A Polícia Federal de Joinville deflagrou na manhã desta quinta-feira a "Operação Baco", que tem por objetivo desarticular uma quadrilha que praticava o contrabando de vinhos de alto padrão na cidade e no litoral Norte do Estado. 

Mais de três mil garrafas da bebida foram apreendidas em uma casa no bairro Anita Garibaldi, área central de Joinville. O imóvel era utilizado como depósito pela empresa investigada pela PF por contrabandear e distribuir os vinhos. Conforme a PF, as garrafas que valiam entre U$ 10 e U$ 700 dólares eram comercializadas, em média, por um valor 60% mais baixo.

Segundo a PF, os vinhos procedentes da Argentina, Chile, Uruguai e também da Europa eram repassados a bares e restaurantes da Via Gastronômica, região central de Joinville. Desde às 7 horas desta quinta, agentes da PF cumprem 14 mandados de busca e apreensão nos estabelecimentos da Visconde de Taunay e na casa dos contrabandistas.

A investigação constatou que a empresa com sede no bairro Anita Garibaldi, em Joinville estaria promovendo a distribuição das bebidas estrangeiras sem a importação regular, já que as garrafas não apresentavam selo do Ministério da Agricultura e nem o contra-rótulo, espécie de embalagem em português fixada sobre a original. Também foi constatado que os produtos apresentavam selos do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) falsos. 

Além dos mandados de busca e apreensão, também foram cumpridas 14 intimações para comparecimento dos investigados de forma imediata na sede da delegacia da PF em Joinville, para onde foram trazidos e onde estão prestando depoimentos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário