quinta-feira, 20 de junho de 2013

10º Concurso Nacional de Vinhos Finos e Destilados

Estão inscritas 257 amostras de vinhos e destilados, de todas as regiões do Brasil, no 10º Concurso Nacional de Vinhos Finos e Destilados, que pelo segundo ano consecutivo será realizado no Resort Costão do Santinho, em Florianópolis (SC). Desse total, 194 são de vinhos e 63 de destilados.

As inscrições foram encerradas no dia 10 de junho e estiveram abertas a produtos – vinhos finos ou destilados - elaborados em território brasileiro, de todas as regiões. Com o Patrocínio do SEBRAE,  este ano o evento conta com produtos inscritos de praticamente todos os estados produtores do país.  Cerca de 40% das amostras inscritas de vinhos são da Serra Gaúcha, 30% de Santa Catarina, 20% da região da Campanha (RS) e os 10% restantes com amostras do Paraná, Vale do São Francisco, Bahia e Minas Gerais.

Entre os destilados há uma boa amostragem da produção nacional, com rótulos de 10 estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Bahia.

Os vinhos e destilados serão avaliados, às cegas e dentro dos rígidos critérios internacionais, por um júri formado por especialistas do Brasil e de outros 6 países. Entre os estrangeiros estão Rudolf Knoll da Alemanha, Peter de Leeuw da Suíça, Juko Iwamoto do Japão, Isabel Mazzuchelli do Uruguai e Silvia Cava do Chile. Na lista dos degustadores brasileiros, a sommelier e colunista do jornal “O Globo” Deise Novakosky, o colunista do "Jornal do Comércio" de Porto Alegre e autor de site Affonso Ritter, o enófilo e autor de livros e site Sérgio Inglez de Souza e o enófilo e palestrante Renato Frascino, entre outros.

Mundial de Destilados no Brasil em 2014
Na cerimônia de encerramento do concurso com a revelação dos produtos premiados, os organizadores lançarão o Concurso Mundial de Destilados (Spirits Selection International) que será realizado em 2014 no Brasil, também no Costão do Santinho, avaliando centenas de amostras de destilados de todas as regiões do mundo, às vésperas da Copa do Mundo. Em 2013, pela primeira vez em sua história, o Spirits Selection foi realizado fora da Europa, em Taiwan, e com agenda separada do grande Concurso Mundial de vinhos de Bruxelas.

O Concurso Nacional de Vinhos e Destilados do Brasil é uma realização do Concurso Mundial de Bruxelas - o maior concurso internacional do mundo - e a MP Eventos, e tem o objetivo de ampliar a visibilidade dos produtos brasileiros nos mercados interno e externo.  "Essa realização do concurso no Brasil revela-se uma grande vitrine internacional para os vinhos e destilados brasileiros", afirma Zoraida Lobato, da MP Eventos, organizadora. "Os degustadores estrangeiros divulgam, em seus países de origem através de seus veículos de comunicação, as boas impressões que tiveram dos produtos brasileiros”, explica a organizadora. Da mesma forma, diz Zoraida, os especialistas brasileiros, grandes formadores de opinião em nosso mercado, renovam e divulgam suas impressões sobre os produtos do Brasil.


 Mais informações : debora.eco@uol.com.br    norma.eco@uol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário