quarta-feira, 14 de novembro de 2012

O terroir de Palomas na Campanha Gaúcha.


A região de Palomas está localizada no município de Santana do Livramento, no RS, na chamada região de Campanha Gaúcha, a uma altitude média de 200 metros e a 31º de latitude sul.
A topografia de Palomas caracteriza-se por coxilhas de até 15% de declividade, com suaves ondulações, o que permite a mecanização de praticamente todos os tratos culturais e a utilização de técnicas especiais de manejo do solo. O solo, composto basicamente por arenito, com fragmentos de basalto interestratificado, proporciona excelente drenagem, uma vez que apresenta profundidade média de 1,5 a 2 metros.
Estas condições permitem um maior desenvolvimento radicular da videira e diminui a possibilidade das plantas sofrerem com o stress hídrico. A fertilidade é média, com teores de matéria orgânica em torno de 1,0 a 1,2 %, o que incide numa menor vegetação e melhor frutificação, ou seja, não há excesso de vigor nas plantas e a produtividade é baixa, favorecendo a produção de frutos com alta concentração de aromas, açúcar e polifenóis.
O clima de Palomas é temperado subtropical, com verões quentes e de alta insolação. A precipitação pluviométrica anual está em torno de 1.400 mm, sendo de apenas 330 mm durante o período de maturação das uvas (dezembro a fevereiro), com umidade relativa do ar em torno de 71%. A amplitude térmica diária (diferença entre as temperaturas mínima e máxima) durante o período de maturação é de 13 ºC. O número de horas de frio, abaixo de 7ºC está em torno de 380 horas.
Este conjunto de índices favorece, desde um repouso invernal adequado para o acúmulo de nutrientes da planta, passando por uma brotação homogênea do sistema foliar e dos cachos, até culminar em uma maturação equilibrada dos frutos. Isto se traduz, principalmente, em alto teor de açúcares e polifenóis, obtendo-se vinhos aromáticos, com sabor de frutas, estruturados e potentes, com boa graduação alcoólica natural.

Fonte:http://www.cordilheiradesantana.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário