domingo, 22 de abril de 2012

Perini encerra colheita de uva de uma safra histórica


Maturação completa e equilibrada e graduação de açúcar e álcool excepcionais marcam melhor colheita em 41 anos.

As melhores projeções da Vinícola Perini para os frutos da safra 2012, então em meados de fevereiro, se convertem agora em realidade. Os 12,5 milhões de quilos de uva daquela que se confirma como a melhor das 41 safras da história da empresa situada no Vale Trentino, em Farroupilha, na Serra Gaúcha, teve a sua colheita encerrada apenas nesta terça-feira (17). A larga temporada dá um indício claro do que ocorreu: a combinação de habilidade no manejo com clima extremamente favorável presenteou os vinicultores – e, logo, os consumidores – com uvas de altíssima qualidade. “A safra prolongada é uma evidência de excepcionalidade dos frutos, que se demonstra neste encerramento tardio”, atesta o diretor-presidente Benildo Perini.

Os vinhedos da Perini, em idade média de 12 a 13 anos, produziram uvas com Grau Babo 22 – o índice representa a quantidade de açúcar em cada 100 gramas de mosto. Por consequência, chegou-se a 13% de álcool para vinificação sem necessidade de qualquer aditivo. “Em primeiro lugar, houve o manejo adequado dos vinhedos, que estão, em sua maioria, no pleno da sua forma. Depois, o clima colaborou, com chuvas no tempo certo. A grande variação de temperatura entre o dia e a noite também foi fundamental para a fruta produzir a melhor concentração de açúcar e matéria corante”, explica o enólogo Leandro Santini.

Como resultado, a qualidade da safra 2012 atingiu um nível sem precedentes. “As uvas tiveram uma maturação completa e equilibrada, o desenvolvimento foi excelente em todas as características de aroma e sabor. Com certeza, foi a melhor safra da história”, conclui Santini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário