sábado, 17 de março de 2012

Vinhedo Pedras Altas.Mais uma fronteira vitivinícola


No extremo sul do Brasil , município de Pedras altas, Rio Grande do Sul, sob o paralelo 32 , a cerca de 400 m acima do nível do mar, encontra-se o VINHEDO PEDRAS ALTAS. Clima , solo e insolação apropriada, com invernos frios e constantes, verões geralmentes secos , com dias longos, ensolarados e com a amplitude térmica apropriada. Fazem deste local, sem dúvida alguma , o melhor sítio dentro das fronteiras brasileira para a produção de um vinho de excelente qualidade, podendo em alguns anos, concorrer entres os grandes vinhos deste Continente.
Somando a estas excelentes condições físicas, neste empreendimento foram utilizadas as mais modernas tecnologias para a obtenção de uma uva saudável, doce e equilibrada, que proporcione os elementos necessários para a produção, daquele que um dia será um dos grandes produtos vinícolas deste país.
Os 10 ha de videiras das variadades Cabernet Sauvignon e Merlot encontram-se em uma suave incilnação, em direção ao norte. Possibilitando um maior aproveitamento da luz do sol durante a primavera e verão as mudas matrizes foram importadas de um dos mais conceituados viveiristas Italianos, o porta enxerto utilizado apresenta baixo vigor, apropriado para produzir uvas de qualidade em detrimento a quantidade. A densidade de plantas , pelo sistema de espaldeira, bem acima da média brasileira, de 4000 plantas por ha, obedece a recomendação dos princípios  técnicos da vitivinicultura moderna.Temos,portanto, todos os ingredientes para produzirmos um excelente vinho: solo, clima, plantas ...
 
O empreedimento começou em 2003 com a sociedade entre um executivo do ramo varejista,  Manoel Antonio de Araujo e os proprietários da Estância Cerro da Guarda , local onde se situa o vinhedo, representados por Carlos Hofmeister.
O solo onde estão os vinhedos caracteriza -se pela predominância de pedras de granito;pedra que remonta aos melhores vinhedos portugueses e de toda península ibérica que originam vinhos de tradição milenar.Pedra que aflora no campo , no meio do nada, que origina solos franco arenosos, especiais para a produção de vinhos de qualidade .

2 comentários:

  1. Muito nos orgulha o comentário sobre nosso Vinhedo e gostaríamos de oferecer nosso produto. Elaborado com uvas oriundas de nosso vinhedo 90 % Merlot 10 % Cabernet Sauvingnon.
    Entregamos em todo Brasil
    contato 05198708040
    araujo@martinezaraujo.com.br

    abaixo mais informações

    http://vinhedo-pedras-altas.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/manoelantonio.dearaujo#!/pages/Vinhedo-Pedras-Altas/166849026670276

    ResponderExcluir
  2. estes vinhedos,deve ser a direita sentido pedras altas a Herval , campôs que eram dos azeredos, muito camperiei, e lacei por ai, olugar ,de fato se assemelha,as terras de caxias-do sul. fico feliz por termos no nosso pais alta tecnologia, que proporcionan essas descoberta,barabens.

    ResponderExcluir