terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Vinhos Giacomin (Sem chaptalização...Sem defensivos agrícolas)


 Preocupados com a qualidade dos Vinhos produzidos e sentindo a necessidade de colher uvas em perfeitas condições de sanidade, maturação e com excelente teor de açúcar, a 4ª geração da Família Giacomin conquistou um grande avanço pesquisando e criando, no início da década de 90, um novo método na formação dos seus vinhedos - o sistema de condução da videira em formato de "Y". Este inovador sistema permite uma maior uma maior insolação (incidência de raios solares sobre o dossel vegetativo), uma maior ventilação, reduzindo o teor de umidade nos meso-clima e micro-clima, ou seja, no vinhedo e próximo aos cachos, o que favorece o aumento da maturação das uvas. Com isso, é possível obter uvas em perfeitas condições de sanidade e com teor açucarino mais elevado, sendo que a Vinícola Giacomin foi a pioneira na elaboração de vinhos sem chaptalização (Giacomin Gran Reserva Cabernet Sauvignon primeira safra em 1999 e Giacomin Gran Reserva Moscato Giallo, em 2005.
Vinícola Giacomin Vinhedos e Vinhos Finos
Somando-se a estes fatores, a privilegiada localização dos vinhedos ( em Mato Perso, na Serra Gaúcha) e um tipo de solo que permite o correto desenvolvimento da vinha (com teores de nutrientes e drenagem natural apropriados), têm-se as condições ideais para o desenvolvimento da atividade vitivinícola. Atualmente, a Família Giacomin provê toda sua produção em uvas conduzidas no sistema inovador criado pelos próprios integrantes da família, a qual denominou de Sistema Y, com mudas das videiras importadas da Itália, o que, conseqüentemente, permite a elaboração de Vinhos com qualidade superior.
Vinícola Giacomin Vinhedos e Vinhos Finos
A mais recente iniciativa em prol da qualidade de suas safras é a produção de uvas Moscato Giallo (mudas importadas da Itália) cultivadas no inédito sistema de condução da videira espaldeira em Y com cobertura, o que permitiu um ganho qualitativo indiscutível. Desta forma é possível atingir a maturação ideal destas uvas, sem tratamento fitossanitário, favorecendo um processo fermentativo limpo, capaz de preservar toda a estrutura de sabor e aroma desta magnífica variedade. Com isso, inovando mais uma vez, a Vinícola Giacomin disponibiliza no mercado, mais um varietal (Giacomin Gran Reserva Moscato Giallo - 1° Giallo do Brasil) elaborado sem chaptalização (teor alcoólico oriundo exclusivamente do açúcar natural da uva), o que aporta ao vinho condições únicas de elaboração e amadurecimento.
Vinícola Giacomin Vinhedos e Vinhos Finos
Vinícola Giacomin Vinhedos e Vinhos FinosVinícola Giacomin Vinhedos e Vinhos Finos

Nenhum comentário:

Postar um comentário