sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O BRASIL TAMBÉM TEM SEU CHÂTEAU .



O Castelo Lacave é uma vinícola especializada na elaboração de vinhos finos, ou seja, vinhos obtidos através de uvas viniferas ou européias, onde podemos citar as seguintes variedades:
 Uvas Tintas: Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Tannat e Merlot.- Uvas Brancas: Sauvignon Blanc, Chardonnay e Moscato.
Todas as uvas são cultivadas em sistema de parceria com viticultores de diferentes regiões do estado do Rio Grande do Sul.
Os vinhos Lacave são produzidos com um moderno processo de elaboração, mas ao mesmo tempo estes passam por diversas etapas de verdadeiros cuidados artesanais. Estes cuidados são necessários onde a máquina não consegue substituir a sensibilidade humana e começam já no plantio, tratamento e seleção das uvas que irão dar origem aos vinhos e espumantes, cuja elaboração é acompanhada passo a passo pela ciência enológica.
A equipe técnica é composta por profissionais altamente capacitados, participantes ativos das inovações técnicas enológicas e preocupados em satisfazer o consumidor. Desta maneira, o Lacave consegue oferecer alto padrão de qualidade, podendo atender a qualquer mercado consumidor do mundo.
Em uma taça de vinho o que encontramos é o suco de uva transformado pela fermentação, pelo trabalho do homem no vinhedo e na vinícola e pela ação do tempo.

É de grande importância escolher a variedade que melhor se adapte a cada região geográfica e ambiental, onde se irá implantar um vinhedo. É uma escolha difícil para o viticultor, que deve levar em conta as tendências do mercado futuro. Deve-se lembrar também que um novo vinhedo só começa a produzir frutos a partir do terceiro ano após o plantio.
É no vinhedo que se define se o vinho terá ou não qualidade. O vinhedo tem um papel primordial na qualidade do vinho, o que os franceses chamaram de Terroir, emprestando este termo para todo o mundo vitivinícola. O Terroir é um conjunto de fatores geográficos, climáticos, geológicos e biológicos, únicos e que não se repetem de vinhedo para vinhedo. Com isso, antes de se aprender a conhecer um vinho é importante conhecer a sua raiz e a sua origem.
O Lacave, prezando pela qualidade de seus vinhos e espumantes, tem um trabalho muito forte na qualidade de seus vinhedos. Atualmente todos os vinhedos da vinícola são no sistema de condução espaldeira simples, com acompanhamento técnico desde a poda seca até a vindima, proporcionando assim, uvas de qualidade superior.





Nenhum comentário:

Postar um comentário