domingo, 11 de dezembro de 2011

A Cabernet Franc no Brasil...Uma história de equívocos !!!


Casta originária da França , mais precisamente da região de Bordeaux.Esta casta foi levada para o Valle do Loire no século XVII pelo famoso cardeal Richelieu  , que a plantou na Abadia Saint Nicholas  de Bourgueil . Pouca gente sabe , mas a cabernet franc é a cabernet original A famosa cabernet sauvignon surgiu depois através de cruzamento entre a cabernet franc e a sauvignon blanc .
A cabernet franc foi introduzida no Rio Grande do Sul através da estação agronômica de Porto Alegre na primeira metade do século XX , de onde foi difundida para os municípios da Serra Gaúcha . O maior incremento no plantio dessa cultivar foi observado a partir de 1970 . A safra de 1985 , com a produção de 10.3 milhões de quilos foi a que apresentou maior volume de produção , mas nas últimas safras vitícolas , observou se um decréscimo na produção , provavelmente em decorrência de problemas fitossanitários , especialmente de viroses .
 Muitos anos de equívocos no tratamento das videiras de cabernet franc com sistemas de condução em latadas super produtivas , tratos culturais inadequados , fungicidas inadequados , podas incorretas , deram origem a vinhos medíocres feitos pelas grandes fabricas de vinho ,que por sua vez ,também não tinham nenhum compromisso com a qualidade .
O que os viticultores da época pensavam se tratar de uma condição natural da casta , na verdade eram defeitos ocasionados pela falta de conhecimento dos vinhateiros brasileiros .
Hoje este problema foi corrigido graças a estágios que alguns enólogos brasileiros fizeram em território francês  . Há poucas vinícolas  fazendo bons caldos com esta uva . Em safras excepcionais como a de 2005 , é possível encontrarmos vinhos  como o cabernet franc da Valmarino .
Outros exemplos de bons cabernets franc : Fúlvia , Dom Giovanni , Valduga , Aurora , Bettú .

2 comentários:

  1. Prezado João,

    Creio que levarei algumas pedradas pelo que vou falar mas neste final de semana estive em São Roque, no interior de SP visitando a Vinícola Góes. Eles se associaram recentemente a Casa Venturini, do Rio Grande do Sul e tem tido resultados interessantes em FLores da Cunha no RS. Mas o que eu vi neste final de semana é que a Vinícola Góes está lançando dois varietais (na verdade o outro foi lançado a algum tempo já) com uvas em videiras experimentais em Sampa mesmo, um Cabernet Sauvignon e um Cabernet Franc. Evidentemente o vinho ainda é verde e tem muito daquele herbáceo agressivo, mas é interessante ficar de olho pois é possível que surja algo interessante destas experimentações.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Caro Vítor ,

    O problema em São Paulo é a falta de amplitude térmica . tão benéfica para as videiras . Além disso , chove muito na época da vindima . Porém , com o uso da tecnologia , tudo é possivel.Estou torcendo por eles . Eu iá tomei o Goes Tempos (cabernet sauvignon) . Ainda não esta bom ,
    Um abraço !!!

    João Veloso ;

    ResponderExcluir