quarta-feira, 1 de junho de 2011

Mais uma fronteira vitivinícola

Vinhedo Pedras Altas

No extremo sul do Brasil , município de Pedras altas, Rio Grande do Sul, sob o paralelo 32 , a cerca de 400 m acima do nível do mar, encontra-se o VINHEDO PEDRAS ALTAS. Clima , solo e insolação apropriada, com invernos frios e constantes, verões geralmentes secos , com dias longos, ensolarados e com a amplitude térmica apropriada. Fazem deste local, sem dúvida alguma , o melhor sítio dentro das fronteiras brasileira para a produção de um vinho de excelente qualidade, podendo em alguns anos, concorrer entres os grandes vinhos deste Continente.
Somando a estas excelentes condições físicas, neste empreendimento foram utilizadas as mais modernas tecnologias para a obtenção de uma uva saudável, doce e equilibrada, que proporcione os elementos necessários para a produção, daquele que um dia será um dos grandes produtos vinícolas deste país.
Os 10 ha de videiras das variadades Cabernet Sauvignon e Merlot encontram-se em uma suave incilnação, em direção ao norte. Possibilitando um maior aproveitamento da luz do sol durante a primavera e verão as mudas matrizes foram importadas de um dos mais conceituados viveiristas Italianos, o porta enxerto utilizado apresenta baixo vigor, apropriado para produzir uvas de qualidade em detrimento a quantidade. A densidade de plantas , pelo sistema de espaldeira, bem acima da média brasileira, de 4000 plantas por ha, obedece a recomendação dos princípios  técnicos da vitivinicultura moderna.Temos,portanto, todos os ingredientes para produzirmos um excelente vinho: solo, clima, plantas ...

O empreedimento começou em 2003 com a sociedade entre um executivo do ramo varejista,  Manoel Antonio de Araujo e os proprietários da Estância Cerro da Guarda , local onde se situa o vinhedo, representados por Carlos Hofmeister.
O solo onde estão os vinhedos caracteriza -se pela predominância de pedras de granito;pedra que remonta aos melhores vinhedos portugueses e de toda península ibérica que originam vinhos de tradição milenar.Pedra que aflora no campo , no meio do nada, que origina solos franco arenosos, especiais para a produção de vinhos de qualidade .

Nenhum comentário:

Postar um comentário