
A Vitivinícola Cordilheira de Santana foi criada para proporcionar prazer no consumo de vinhos a um seleto número de clientes especiais, através da produção e comercialização de vinhos finos de excepcional qualidade e suprindo o mercado brasileiro com vinhos de reconhecimento interna-cional. O valor principal que norteia nossa atividade é o respeito ao cliente.

Mas de que forma podemos definir um vinho íntegro?
Diremos, então, que são vinhos que foram planejados para, dentro de sua aptidão natural, nos brindarem com o máximo do seu potencial.
A busca deste ideal, exigiu um grande conhecimento de todo o trabalho a ser realizado, começando pela identificação correta da região para implantação do projeto e das cepas que melhor ali se adaptariam. Todas as evidências apontaram para a região de Palomas, em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, e as cepas mais adaptadas não deixavam dúvidas: Cabernet Sauvignon, Merlot e Tannat, dentre as tintas; Chardonnay e Gewurztraminer, dentre as brancas.

E, por esta razão, implan-tamos nossos próprios vinhedos.
A partir da compra do terreno, iniciou-se a reprodução das mudas que dariam origem ao parreiral. O vinhedo foi implantado de acordo com as condições do terreno e as variedades escolhidas: direção das filas, distância entre plantas, distância entre filas, sistema de condução foliar, tudo definido com tecnologia e o máximo de detalhamento.
Os tratos culturais do vinhedo, tais como fertilização do solo e das plantas, práticas conservacionistas para o solo, tratamentos fitossanitários, podas secas e podas verdes são constantemente discutidos entre os técnicos para a obtenção de uvas de qualidade excepcional. Sempre, em qualquer decisão, há o privilégio da qualidade em detrimento da quantidade e, portanto, a produtividade de nossos vinhedos é, idealmente, baixa.

Paciência é um comportamento inerente à profissão do enólogo e amor é um sentimento do qual dispomos em profusão. Para a aplicação do conhecimento são necessárias condições tecnológicas adequadas. A construção de uma adega moderna, cujos tanques e equipamentos permitiriam ao enólogo absorver o máximo da excelente matéria-prima por ele recebida, se fez necessária.
Cada um dos passos relativos ao processo de elaboração: o desengace dos cachos, o esmagamento das uvas, a clarificação do mosto, a fermentação propriamente dita, a estabilização, a maturação e o envelhecimento dos vinhos são feitos em condições ideais.

Desta forma, esperamos que nosso consumidor, ao degustar nosso vinho, perceba que este produto foi criado por pessoas que, acima de tudo, trabalham com respeito e honestidade e cuja tarefa de elaborar bons vinhos não se resume simplesmente a um negócio, mas reflete uma filosofia de vida.
Se assim não fosse, não teríamos iniciado este investimento no ano 1999, para, somente em 2005, fazermos o lançamento dos nossos primeiros produtos, uma produção muito limitada. Esperamos que nosso consumidor se extasie com este trabalho e participe dando sua opinião, ajudando-nos, a cada nova colheita, a galgar mais um passo na busca do vinho que nos concederá plenitude, satisfação e prazer.
. Rosana Wagner
. Rosana Wagner
Nenhum comentário:
Postar um comentário