segunda-feira, 26 de março de 2012

Opinião de alguns produtores europeus sobre o vinho brasileiro!


Não podemos dizer que o vinho gaúcho é vinho fino.  As condições climáticas do Rio Grande do Sul são horríveis para o cultivo da uva. Lá chove demais. A umidade favorece o surgimento de fungos nas parreiras. Existe uma piada entre os produtores europeus que diz que as folhas das parreiras gaúchas são azuis, em vez de verdes, de tanto veneno que se usa para conseguir produzir uva lá. Se os brasileiros querem se tornar uma potência em vinhos, precisam arrumar outro lugar para plantar.


Leia a matéria inteira aqui :  http://www.istoedinheiro.com.br/

5 comentários:

  1. Concordo em parte, a maioria exagera nos agrotóxicos, por outro lado temos o TPC em várias, e essas condições horríveis para vinhos tranquilos se assemelham a algumas da Champagne, por isto fazemos alguns dos melhores vinhos espumantes do mundo. Além de que, temos regiões bem distintas, em que a umidade não é tão excessiva e assim por diante, fizemos jus a essa fama em nosso histórico, mas está mudando aos poucos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me parece que a tendência é que a campanha,serra do sudeste e serra catarinense dominem a produção de vinhos tranquilos,restando para a serra gaúcha a produção dos espumantes.Cada lugar,uma vocação,não é mesmo!

      Excluir
  2. perfeito João! assim estaremos aproveitando o potencial máximo de cada região.

    ResponderExcluir
  3. Caro João, seu enunciado fala em "alguns" produtores europeus, no plural, mas o que vemos é um único portuga desesperado, aterrorizado de medo de perder sua teta, achando que pode chegar no Brasil vendendo espelhinhos e paninhos coloridos, como fizeram com os aborígenes no tempo da espoliação colonial. Acho de bom tom unir a essa opinião maldosa a de outros europeus não ardilosos e mais credíveis que esse portuga mal educado: http://tormentas.com.br/interna2.php?&id_link=300

    ResponderExcluir
  4. Mesmo sendo assim tão "horríveis", ainda estão anos-luz de outras regiões brasileiras, que ao meu ver, são literalmente impróprias para fabricação do vinho devido ao clima e à latitude baixa. A região da Campanha gaúcha (que é chamada de Califórnia brasileira por causa dos vinhedos) é que é considerada a melhor região para cultivo de uvas (e azeitonas também), é lá que devemos concentrar os esforços!

    ResponderExcluir