A Vinícola Perini abre 2012 com uma contratação de peso para mostrar a sua força no mercado nacional de vinhos. Márcio Bonilha, paulista, 50 anos, com passagens anteriores por Miolo Wine Group, Decanter e duas multinacionais da área de bebidas (Allied Domecq e Campari), é o novo gerente nacional de vendas da vinícola gaúcha. A profissionalização da empresa é a prioridade no trabalho iniciado este mês. A sua meta de crescimento para 2012 é de 30%. “Em 2011, a Perini cresceu 23%. Queremos avançar mais este ano”, revela Bonilha.
“O objetivo é levar a Perini ao patamar que merece. Os produtos são de muita qualidade. O presidente da vinícola, Benildo Perini, é um apaixonado pelo que faz. Vamos trabalhar para dar um upgrade na empresa, condizente com a qualidade dos vinhos, espumante e suco de uva elaborados”, afirma. “Precisamos profissionalizar processos administrativos e comerciais, melhorar a imagem e tornar a Perini cada vez mais rentável, pois a competição neste mercado é extremamente acirrada”, acrescenta Bonilha.
Franco Perini entende que a empresa passa a contar com uma referência nacional no mercado de bebidas, agregando ainda mais experiência à operação. “A Perini está preparada para investir em capacidade de produção, em tecnologia vinícola e em modernização de vinhedos. A chegada do Bonilha certamente representará profissionalização comercial, agregará inteligência e oferecerá maior qualidade na distribuição”, revela.
A estratégia já está definida pelo novo gerente: “Queremos aumentar a cobertura de distribuição. Temos excelentes produtos, que precisam chegar em mais regiões do país”.
Depois de uma passagem de três anos pelo Miolo Wine Group, encerrada em 2010, Bonilha transferiu-se para uma importadora, a Decanter, onde atuou em 2011. Agora, na Perini, se diz satisfeito com o que chama de “volta para casa”. “Me sinto muito à vontade trabalhando com o vinho brasileiro. Não é uma relação impessoal, é mais afetiva, a gente lida diretamente com o colono trabalhando no parreiral”, salienta.
A trajetória do gerente comercial de sucesso tem um início no mínimo curioso: Bonilha é psicanalista formado. Nos tempos de faculdade, trabalhava como promotor de vendas em supermercado para pagar os estudos. As promoções foram se sucedendo e a carreira ganhou novo rumo. “O vinho ganhou do consultório. Mas, na verdade, ter feito psicologia é algo que ajuda muito nas relações com as pessoas e o mercado, encurta os caminhos”, comenta.
Instalada no Vale Trentino, em Farroupilha, na Serra Gaúcha, a Perini tem 5 mil clientes no Brasil para seus 90 itens de produtos derivados da uva. Seus principais mercados são Rio Grande do Sul, Goiás, São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro.
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