sábado, 18 de fevereiro de 2012

Vinícola Don Giovanni



A vinícola Don Giovanni emprega modernos processos e avançada tecnologia de vinificação.
Condição necessária para obter um excelente vinho é a boa qualidade da uva. Além da tecnologia de elaboração e equipamentos adequados, o trabalho no campo é imprescindível. Cada variedade de uva exige diferentes cuidados dos agricultores. Na Don Giovanni, toda a cultura da uva, do plantio à colheita é acompanhada pelos técnicos da vinícola. Controla-se a produção de uva planta por planta, e há um diálogo constante dos técnicos com o pessoal do campo.
A Don Giovanni conta com o aval técnico da Embrapa, que realiza a “indexação” de amostras de mudas e garante a sanidade da uva em relação a qualquer tipo de virose.
A colheita é feita nas horas mais frescas do dia. Esse procedimento permite que os vinhos e espumantes Don Giovanni apresentem aromas mais intensos. Também é exigido que, após a colheita, o recebimento da uva seja programado. A carga é recebida imediatamente na chegada do veículo de transporte. As uvas maduras, são manuseadas com cuidado e acondicionadas em caixas plásticas. Depois passam por equipamentos adequados que preservam a característica e a tipicidade de cada variedade.
Iniciado o processo de fermentação, é feito o acompanhamento físico-químico, com análises periódicas, seguidos de filtragem e estabilização. A presença dos técnicos em enologia também é imprescindível em todas essa operações, inclusive para uma avaliação sensorial do produto. A Don Giovanni possui todos os equipamentos e instalações necessárias à fermentação e ao envelhecimento do vinho: tanques de inox, barricas de carvalho, adega, caves subterrâneas com climatização e controle de umidade. Tais recursos dão ao vinho o acabamento correto para que ele alcance a harmonização e o buquê desejados.
Com todos esses cuidados, a Don Giovanni consegue extrair o potencial máximo da uva vinífera. Seus vinhos e espumantes traduzem a expressão das variedades das uvas cultivadas.

A Don Giovanni é uma das poucas vinícolas brasileiras que elabora vinhos e espumantes a partir de vinhedos próprios, por isso tem controle total sobre a qualidade das uvas que produz.
Ao redor da vinícola Don Giovanni, na região de montanha de Bento Gonçalves, estão plantados 18 hectares de vinhedos com uvas das seguintes variedades: cabernet franc, cabernet sauvignon, merlot, tannat, pinot noir, ancellota e chardonnay. Cada hectare plantado possui cerca de 2.400 mudas, conduzidos pelos sistemas “Y” e espaldeira.
As plantas estão posicionadas de maneira a obter a maior insolação possível durante todo o ano. Por estarem em região de topo de montanha, a boa insolação permite frutos com menos umidade, portanto mais saudáveis.
Para preservar a qualidade da uva, cada planta é tratada de maneira que produza no máximo de 3 a 4 kg de uvas. São executadas a poda “seca” (no inverno) e a poda “verde” (seleção dos ramos). Na colheita, sempre feita manualmente, as uvas são selecionadas, eliminando-se os cachos sem condições de serem aproveitados. Os frutos são armazenados em caixas de plástico com no máximo 16 kg. Dessa forma, os cachos sempre chegam à vinícola intactos e livres de impurezas, em perfeitas condições para a elaboração dos vinhos e espumantes Don Giovanni.


Fonte : http://www.dongiovanni.com.br/




Nenhum comentário:

Postar um comentário