quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Turismo na Salton


 
Motivada pelo interesse crescente no mundo do vinho, a Salton mantém um qualificado atendimento ao público e oferece programas customizados de visitação. Durante o período de colheita das uvas, conhecido como vindima, a vinícola oferece um happy hour diferenciado. Após uma visita monitorada para conhecer as instalações e o processo de elaboração, é possível apreciar um agradável momento na área externa da loja, regado a espumantes, sucos de uva e petiscos. O happy hour acontece de 15/01 a 15/03, nas quartas e sextas-feiras. Coordenado por profissionais das áreas de Enologia e Turismo, o passeio faz com que os turistas conheçam as instalações de uma forma única. 
Outra atração da vindima na Salton é a realização de visitas ao vinhedo didático, onde se pode conhecer mais de 90 variedades de uvas divididas em diversas categorias, como tipos especiais para suco, viníferas, ornamentais, entre outras. Vistos diretamente nas parreiras, os exemplares possibilita uma demonstração prática do processo de cultivo e um conhecimento geral da matéria-prima. 
Localizada em Bento Gonçalves, no distrito de Tuiuty, a estrutura da Salton foi concebida para se tornar um centro turístico e é um convite irrecusável para se conhecer as etapas de elaboração de vinhos e espumantes. Por isso, o número de visitantes tem crescido a cada ano. Em 2010, foram 65 mil turistas, número que subiu para quase 85 mil no ano de 2011. Para atender a esta demanda e oferecer maior comodidade, o horário da visitação à Loja de Vinhos foi ampliado. Lá, é possível apreciar alguns dos principais produtos da vinícola, que agradam aos mais diferentes paladares. 
Outro destaque que torna a Salton uma atraente opção turística é a facilidade de se passear pela vinícola. Exclusivas passarelas aéreas foram construídas para possibilitar ao visitante acompanhar todo o processo produtivo de recebimento, elaboração, engarrafamento e amadurecimento dos produtos. Nas caves subterrâneas, onde descansam os vinhos mais nobres, a atmosfera remete às adegas tradicionais. Durante a visita, os turistas ainda são surpreendidos pelo talento de artistas da região, que reproduzem nas paredes pinturas que retratam o vinho em diferentes momentos da história. 
Quem chega a Vinícola Salton é surpreendido pela imponência clássica do prédio onde a empresa funciona. Com uma arquitetura em estilo de Villa Italiana, baseada nos princípios do arquiteto Palladium, a estrutura foi projetada por Júlio Posenato. O destaque fica por conta do relógio solar, que ocupa a base central do frontão, na fachada do prédio principal. Por meio da sombra, que se movimenta de acordo com o Sol, é possível acompanhar o horário astronômico exato, as estações do ano e as mudanças das constelações do zodíaco. Feito com mármores italianos, esmaltes especiais e pedras semipreciosas, o trabalho foi executado na região do Friuli (Itália) por renomados mosaicistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário